$type=grid$show=home$count=2$cate=0$rm=0$sn=0$au=0$cm=0

Representantes da associação APACS são denunciadas por crime ambiental

As representantes da APACS   Associação dos pescadores artesanais no Município de Salinas da Margarida, Vania Sacramento e sua irma Elionice Sacramento, foram denunciadas em varios orgãos municipais, estaduais e federais por suspeitas de diversas irregularidades usando a APACS.

DA DENUNCIA

A Comissão de Defesa do Meio Ambiente da FBDH, denúnciou Vania  e Elionice Sacramento, por Crime Ambiental, parcelamento irregular (e ilegal) do solo em área de Manguezal, cedida pela SPU à associação APACS (com diversas suspeitas de irregularidade) de pescadores artesanais, no Município de Salinas da Margarida.

A Comissão com posse das informações e fotos, compareceu no local e constatou ser area de preservação ambietal  área de Manguezal, onde identificaram,  que a área em comento é uma área de 145.986,68 m² de propriedade da união, que foi cedida pela SPU à associação de Pescadores, conhecida como APACS , através da Portaria nº 234/2015, ASSOCIAÇÃO controlada e dominada pelas familias das denunciada Vania e Elenice Sacramento, que utiliza da associção APACS para fazer negociatas para loteamento em area de Manguezal de preservação ambietal.

Verificou-se nessa inspeção que a área fica à beira mar (portanto bastante valiosa em termos econômicos), encravada na área de apicuns e manguezal.

O que está acontecendo na referida localidade é um absurdo e demanda intervenção urgente dos órgãos de fislização da prefeitura municipal de Salinas da Margarida, governo do estado e do governo federal(IBAMA).

A área vem sendo totalmente loteada, diversas cercas instaladas, muitas queimadas para suprimir a vegetação de mangue e notícias dão conta de que essas áreas estão sendo cedidas à apoiadores políticos dos diretores (familiares) da associação APACS.
Em anexos diversas fotografias que comprovam o quanto dito, inclusive algumas com coordenadas geográficas que comprovam a localização do que denunciado.

São diversos lotes já cercados, muito fogo como forma de supressão de vegetação do manguezal, uma cena triste de se ver.
O manguezal é como um berço marinho, onde diversas espécies se reproduzem, a exemplo do caranguejo, siri, aratu, peguari, dentre diversos outros mariscos e crustáceos. As queimadas constantes causarão a curto e médio prazo o desaparecimento dessas espécies na região de Salinas da Margarida, cidade economicamente movimentada pela pesca. 
Diversos pescadores da localidade, que não se conformam com os abusos da Associação, demonstram preocupação e se queixam da diminuição da oferta marinha de mariscos e crustáceos na região. 

As notícias apuradas, dão conta que a APACS é uma associação familiar, dirigida pelas pessoas de VANIA SACRAMENTO e ELIONICE SACRAMENTO, que são irmãs. 

Vânia Sacramento é pré-candidata a vereadora no Município de Salinas da Margarida e junto à sua irmã Elionice são responsáveis pela distribuição de lotes à apoiadores políticos e pelas queimadas para suprimir a vegetação de manguezais, dando destinação totalmente diversa da autorizada pela UNIÃO. 
O imóvel em questão está inscrito no RIP SIAPA nº 3847010001127 e foi cedido através de autorização de uso sustentável, deixando claro que sua utilização deveria se dar “para plantio, pesca, mariscagem, extrativismo e atividades coletivas de laser e troca de saberes” (transcrição art. 2º da Portaria 234/2015). 

O que se observou na prática foi o cometimento de diversos crimes ambientais graves, destinação ilegal e diversa do quanto descrito na referida portaria. A área que deveria ser utilizada em favor de uma comunidade pesqueira vem sendo loteada em benefício das diretoras da associação. 

A Comissão alerta que essa prática é tipificada como crime pela lei de crimes ambientais (9.605, art.54) que prevê reclusão de 01 a 05 anos e multa; assim como crime previsto na Lei 6.766/79, em seu artigo 50 que prevê pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa de 5 a 50 salários mínimos vigentes para os criminosos que praticarem esse crime contra a humanidade e contra a administração publica. Infelizmente, mais uma vez, a população sofre com os prejuízos em decorrência das queimadas criminosas, desmatamento e loteamento irregular, com benefício próprio, em area da UNIÃO, nenhum criminoso foi responsabilizado legalmente pelos seus atos.

Fonte: Portal Ancora da Noticia 




from Ebahia News https://ift.tt/3mcm4GW

COMMENTS

Nome

@alba,6,@alba Destaque,5,@deputadonelsonleal,1,abril,21,ADEB,2,ALBA,7,Aliança Pelo Brasil,2,Assembleia de Carinho,1,Bahia,370,BOLSONARO,1,Brasil,435,Brasília,3,Camaçari,1,Carnaval,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,Coronavirus,1,D'jane Silva,6,Denúncia,27,des,5,Destaque,884,dez,5,Economia,35,Educacao,11,eleições 2020,1,Elizeu Rosa,21,Entretenimento,58,Esporte,19,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Itanagra,1,IVB,1,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Lavagem de Itapuã,2,Mundo,85,Noticias,1149,Politica,556,Porto Seguro,15,Prefeita Dâna Maria,1,Presidente Tancredo Neves,6,Publicidade,1,Salvador,438,Saúde,13,Segurança Pública,3,Simoes Filho,3,Simões Filho,1,Teixeira de Freitas,22,Vera Cruz,1,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Representantes da associação APACS são denunciadas por crime ambiental
Representantes da associação APACS são denunciadas por crime ambiental
https://1.bp.blogspot.com/-X8WmOt2c90k/X16qEuBgy8I/AAAAAAAAFQw/j_QlksO31JY-UHAc6JirPjbZJRvi0xUZQCLcBGAsYHQ/s640/vania%2Be%2Birma.png
https://1.bp.blogspot.com/-X8WmOt2c90k/X16qEuBgy8I/AAAAAAAAFQw/j_QlksO31JY-UHAc6JirPjbZJRvi0xUZQCLcBGAsYHQ/s72-c/vania%2Be%2Birma.png
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2020/09/representantes-da-associacao-apacs-sao.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2020/09/representantes-da-associacao-apacs-sao.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content