$type=grid$show=home$count=2$cate=0$rm=0$sn=0$au=0$cm=0

'Insurreição Pernambucana': Como ministro, Roma pode apunhalar ACM Neto na Bahia

  

Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias

O presidente nacional do DEM, ACM Neto, até tem se esforçado para tentar manter um distanciamento regulamentar do governo de Jair Bolsonaro. Porém há uma confluência de fatos que reforçam o argumento contrário. Isso vem desde o segundo turno das eleições de 2018, mas acabou intensificado com a disputa pela eleição da Câmara dos Deputados e com a possibilidade de João Roma assumir o Ministério da Cidadania. Algo que será muito bem utilizado pelos adversários dele em 2022 na Bahia, maior reduto petista do Brasil.

A aproximação entre o DEM e Bolsonaro sempre existiu. Uma linha muito tênue buscava deixar a legenda fora da zona de influência no governo, mesmo que Onyx Lorenzoni, Tereza Cristina e Luiz Henrique Mandetta tivessem embarcado na Esplanada ainda no começo da gestão. O ex-ministro da Saúde virou inimigo, porém os outros dois seguem “queridinhos” do presidente e também do centrão, originado também no antigo PFL. Ou seja, um pé na antessala do Planalto o partido já tinha.

Veio a eleição na Câmara e a adesão quase que formal da bancada do DEM à candidatura bolsonarista de Arthur Lira (PP-AL). Governistas de ocasião - menos se o governo for de esquerda, pois isso aconteceria apenas por baixo dos panos -, os deputados federais não se preocuparam em fingir o afastamento pregado por ACM Neto. Mesmo que esse posicionamento significasse impor uma derrota humilhante ao correligionário Rodrigo Maia, que, ferido, insiste em atacar os antigos aliados.

O golpe de misericórdia nesse discurso de que o ex-prefeito de Salvador não mantém relações com o governo, todavia, não se rascunha a partir do DEM. É a indicação de João Roma para um ministério, com o aval do Republicanos. A conta pode não ficar para ACM Neto em Brasília, porém a chegada do ex-chefe de gabinete dele ao governo inviabiliza o esforço para mostrar afastamento. Roma tenta carreira-solo e pode até ter méritos para tanto. No entanto, é indissociável, para a Bahia, as figuras de criador e criatura – mesmo porque o capital eleitoral do deputado federal não existiria sem a ajuda de ACM Neto.

Para um candidato ao governo no estado mais antibolsonarista do Brasil, essa proximidade com o Planalto pode servir como areia numa engrenagem. Aí reside o pedido do ex-prefeito para que Roma não aceite ser ministro. Como se não bastasse apanhar pelos atos de correligionários, inclusive do ex-amigo Rodrigo Maia, ACM Neto pode ser apunhalado pelo padrão ambicioso do herdeiro do padre pernambucano. Depois de deixar a prefeitura numa maré de sorte, esse ciclo eleitoral recém-iniciado não parece deixá-lo sossegar.

Fonte: https://ift.tt/3jBJ3dG


from Ebahia News https://ift.tt/3tJEXos

COMMENTS

Nome

@alba,7,@alba Destaque,5,@deputadonelsonleal,1,abril,21,ADEB,2,ALBA,8,Aliança Pelo Brasil,2,Assembleia de Carinho,1,Bahia,371,BOLSONARO,1,Brasil,435,Brasília,3,Camaçari,1,Carnaval,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,Coronavirus,1,D'jane Silva,6,Denúncia,27,des,5,Destaque,885,dez,5,Economia,35,Educacao,11,eleições 2020,1,Elizeu Rosa,21,Entretenimento,58,Esporte,19,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Itanagra,1,IVB,1,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Lavagem de Itapuã,2,Mundo,85,Noticias,1149,Politica,556,Porto Seguro,15,Prefeita Dâna Maria,1,Presidente Tancredo Neves,6,Publicidade,2,Salvador,438,Saúde,13,Segurança Pública,3,Simoes Filho,3,Simões Filho,1,Teixeira de Freitas,22,Vera Cruz,1,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: 'Insurreição Pernambucana': Como ministro, Roma pode apunhalar ACM Neto na Bahia
'Insurreição Pernambucana': Como ministro, Roma pode apunhalar ACM Neto na Bahia
https://www.bahianoticias.com.br/fotos/principal_duartes/249/IMAGEM_DUARTE_5.jpg?checksum=1612901094
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2021/02/insurreicao-pernambucana-como-ministro.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2021/02/insurreicao-pernambucana-como-ministro.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content