Codesal pede que população use o Disque 199 para registrar ocorrências durante período chuvoso

 Comunicação integrada faz com que um técnico seja rapidamente deslocado para atendimento

Redação
Foto: Divulgação/Codesal

Durante o período chuvoso, diversas regiões de Salvador sofrem com as consequências do mau tempo. As ocorrências que envolvem desabamentos, deslizamentos, queda de árvores e muros, dentre outras que acontecem neste período, são registradas durante o plantão de 24h da Defesa Civil de Salvador (Codesal).

O órgão reitera a importância e a necessidade de entrar em contato, gratuitamente, com o telefone 199 para relatar situações de emergência, pois somente após este contato a vistoria pode ser executada.

Atualmente, o 199 é a única porta de entrada dos chamados para a Codesal, devido à uniformização e detalhes na prestação de informações. Isso se deve à integração entre os sistemas de Gestão da Defesa Civil e o do serviço telefônico, que faz com que as solicitações sejam rapidamente visualizadas.

Além disso, a comunicação integrada faz com que um técnico seja rapidamente deslocado para atendimento. A partir desta entrada é possível visualizar em tela as áreas com maiores demandas e os tipos adequados de solicitações, que são registradas pelos atendentes, definindo assim a ordem de prioridades e atendimento mais rápido e assertivo das demandas dos cidadãos.

Quando ligar – A Codesal pode ser acionada quando o cidadão identificar a existência de risco à própria vida ou a de outras pessoas. Isto pode ocorrer, no caso de imóveis, caso ele note infiltrações, fissuras ou rachaduras.

Outras ocorrências que e encaixam no acionamento do órgão são desabamentos de partes do imóvel, ou de outra estrutura que ofereça risco à segurança dos usuários e/ou transeuntes; desabamento total de imóveis; destelhamento ocasionado por agentes climáticos e as suas consequências; e alagamento de imóveis e/ou áreas que deixem o ambiente em condições insalubres. Também podem ocorrer, através das chamadas, as “vistorias de área”, nos casos de locais em que pessoas morem próximas a galerias de drenagem, encostas desprotegidas ou até mesmo pedreiras.

“É de fundamental importância salientar que a Codesal não executa obras. Nós avaliamos cada situação com o olhar do risco oferecido ao cidadão e fazemos a ponte para que as demandas cheguem até os órgãos responsáveis pela execução do serviço, se for de responsabilidade pública. Se for de responsabilidade do particular, este será orientado a contratar profissional técnico habilitado para avaliar a situação e indicar os serviços a serem realizados”, destaca a coordenadora de Plantão da Operação Chuva 2021, Fabiana Santana.

Operação – Após ser recebida pelo canal do 199 e entrar no Sistema de Gestão da Defesa Civil, a demanda é programada por ordem de prioridade de acordo com o provável grau de risco. As vistorias são realizadas obrigatoriamente por engenheiros ou arquitetos que vão até o local visualizar o tipo de risco que o cenário oferece ao cidadão/transeunte.

A partir daí, a Codesal dá ciência aos outros órgãos, ou ao particular, de que determinado problema existe e precisa ser resolvido. Se houver risco iminente ao cidadão, em caso de vistoria de imóvel, este é notificado a sair do local pelo período necessário.

Números – Em 2020, foram realizadas cerca de 10 mil vistorias, somente no período da Operação Chuva. Neste ano, até maio passado, foram registrados mais de 5 mil chamados. Por conta disso, os técnicos estão nas ruas diariamente, realizando vistorias de domingo a domingo, além dos engenheiros plantonistas que atuam 24h, durante todo o ano, para atender situações de desastres, recepcionadas através do 199.


from Ebahia News https://ift.tt/3vJILql

COMMENTS

Nome

@alba,10,@alba Destaque,5,@deputadonelsonleal,1,abril,21,ADEB,2,ALBA,8,Aliança Pelo Brasil,2,Assembleia de Carinho,1,Bahia,373,BOLSONARO,1,Brasil,435,Brasília,3,Camaçari,1,Carnaval,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,Coronavirus,1,D'jane Silva,6,Denúncia,27,des,5,Destaque,887,dez,5,Economia,35,Educacao,11,eleições 2020,1,Elizeu Rosa,21,Entretenimento,58,Esporte,19,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Itanagra,1,IVB,1,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Lavagem de Itapuã,2,Mundo,85,Noticias,1149,Politica,556,Porto Seguro,15,Prefeita Dâna Maria,1,Presidente Tancredo Neves,6,Publicidade,3,Salvador,438,Saúde,13,Segurança Pública,3,Simoes Filho,3,Simões Filho,1,Teixeira de Freitas,22,Topo,2,Vera Cruz,1,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Codesal pede que população use o Disque 199 para registrar ocorrências durante período chuvoso
Codesal pede que população use o Disque 199 para registrar ocorrências durante período chuvoso
https://d1x4bjge7r9nas.cloudfront.net/wp-content/uploads/2020/05/13042711/codesl-chuv.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2021/06/codesal-pede-que-populacao-use-o-disque_3.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2021/06/codesal-pede-que-populacao-use-o-disque_3.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content