Empresários investigados por sonegação fiscal atuavam no ramo de medicamentos há 20 anos

Operação seguiu os rastros da extinta Millenium Farma Distribuidora de Medicamentos LTDA

Foto: Natália Verena/SSP

O grupo de empresários que foi alvo da Operação Panaceia nesta segunda-feira (21) por prática de sonegação fiscal atuava no ramo de distribuição de medicamentos na Bahia há mais de 20 anos.

Em coletiva à imprensa realizada no fim da manhã, a titular da Inspetoria Fazendária de Investigação e Pesquisa (INFIP), inspetora Sheilla Meirelles, informou que as investigações começaram em 2010, seguindo os rastros da extinta Millenium Farma Distribuidora de Medicamentos LTDA.

“Começou por essa empresa que tinha débito. Observamos que ela alterou o sócio e colocou outros. A gente foi observar a prática de colocar laranjas na empresa para fugir do débito tributário. Começamos a investigação em uma empresa que realmente existiu, mas não opera mais. Trocou o quadro de sócios. O grupo atua há mais de 20 anos no mercado, nesse ramo. A empresa que deixou o primeiro débito foi a Millenium Farma”, explicou.

Conforme destacou a inspetora, ao fazer uso das chamadas “laranjas” ou “testas-de-ferro”, os empresários iam abrindo novas empresas com o dinheiro sonegado e fechando antigas empresas com débitos. Cerca de sete ou oito empresas fazem parte do esquema criminoso. A polícia mantém em sigilo os nomes das outras empresas e das pessoas que estão sendo investigadas.

Novos rumos – O grupo de empresários investigado pela Operação Panaceia, acusado de causar prejuízo de R$ 39 milhões ao Fisco nas esferas estadual e federal, começou a ser investigado em 2010. De lá para cá, uma série de crimes foram cometidos, conforme informou a Polícia Civil.

Ao deflagrar a operação realizada nesta segunda-feira (21), a polícia apreendeu documentos que poderão apontar novos alvos na investigação. Segundo a delegada da Polícia Civil, Márcia Pereira, além da arma apreendida com um empresário em um condomínio de luxo no Itaigara, também foram apreendidos computadores, celulares e uma vasta documentação.

“Com a situação de hoje, nós teremos mais algumas medidas que serão tomadas, representações que serão protocoladas. Com um dos alvos encontramos o que a gente acredita que era um escritório ambulante que ele andava. Uma vasta documentação muito boa para a nossa operação”, afirmou. De acordo com ela, a equipe vai agora analisar os documentos apreendidos, devendo concluir toda a verificação nos próximos 30 dias.

Integrante do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal do MP (Gaesf), o promotor de Justiça Claudio Jenner Moura Bezerra também participou da coletiva de imprensa desta segunda e comentou sobre a operação.

“O objetivo foi complementar a investigação contra a prática de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e associação criminosa em um grupo com distribuição de medicamentos em Salvador e região metropolitana. Provocou um prejuízo grande. Não é só sonegação, mas associação criminosa e prejuízo à livre concorrência. É importante combater esse crime, que atinge um número indeterminado de pessoas. Foi uma investigação muito profícua até então”, disse.

A Operação Panaceia contou ainda com integrantes da Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap), por meio da Coordenação Especializada de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Ceccor) da Polícia Civil.

Fonte: Bahia.ba    


from Ebahia News https://ift.tt/3gJbnLe

COMMENTS

Nome

@alba,12,@alba Destaque,5,@deputadonelsonleal,1,abril,21,ADEB,2,ALBA,8,Aliança Pelo Brasil,2,Assembleia de Carinho,1,Bahia,375,BOLSONARO,1,Brasil,435,Brasília,3,Camaçari,1,Carnaval,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,Coronavirus,1,D'jane Silva,6,Denúncia,27,des,5,Destaque,889,dez,5,Economia,35,Educacao,11,eleições 2020,1,Elizeu Rosa,21,Entretenimento,58,Esporte,19,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Itanagra,1,IVB,1,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Lavagem de Itapuã,2,Mundo,85,Noticias,1149,Politica,556,Porto Seguro,15,Prefeita Dâna Maria,1,Presidente Tancredo Neves,6,Publicidade,3,Salvador,439,Saúde,13,Segurança Pública,3,Simoes Filho,3,Simões Filho,1,Teixeira de Freitas,22,Topo,2,Vera Cruz,1,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Empresários investigados por sonegação fiscal atuavam no ramo de medicamentos há 20 anos
Empresários investigados por sonegação fiscal atuavam no ramo de medicamentos há 20 anos
https://d1x4bjge7r9nas.cloudfront.net/wp-content/uploads/2021/06/21083953/pc.png
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2021/06/empresarios-investigados-por-sonegacao.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2021/06/empresarios-investigados-por-sonegacao.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content