Bariátrica por outro viés: os riscos da obesidade e suas comodidades na pandemia da Covid-19

Estudos científicos recentes indicam que os indivíduos com obesidade são mais vulneráveis às formas graves da covid-19
Foto: Assessoria Dr. Bruno Duque

A cirurgia bariátrica é comprovadamente um tratamento eficaz para uma série de doenças relacionadas à obesidade que está diretamente ligada com o alto índice de mortalidade em pacientes com essa comorbidade quando positivam para a covid-19.

Estudos científicos recentes indicam que os indivíduos com obesidade são mais vulneráveis às formas graves da covid-19, além de sofrerem mais frequentemente com a necessidade de ventilação mecânica e com uma maior mortalidade pela doença.

De acordo com Dr. Bruno Duque, Cirurgião Bariátrico, Geral e Videolaparoscopia e Especialista nutricional enteral e parenteral, alguns dos mecanismos que podem explicar isso são as relações entre obesidade e as disfunções respiratórias, como menor capacidade de comportar ar nos pulmões. A pressão do abdômen (barriga) pode impedir que o pulmão se expanda adequadamente nos momentos de dificuldade para respirar; maior frequência de outras doenças que aumentam o risco em obesos, como diabetes, problemas no coração e nos rins e o risco metabólico pela associação com hipertensão, aumento da gordura no sangue (dislipidemia) e pré-diabetes.

A descoberta de mecanismos da perda de peso para controlar, e muitas vezes até eliminar o diabetes, adicionou o conceito de cirurgia metabólica, as vantagens não se resumem, portanto, à eliminação dos quilos a mais. O procedimento dá uma vida nova a pessoas com graus menores de obesidade que antes não conseguiam controlar a glicose, a pressão e o colesterol.
Comorbidades ligada diretamente a covid e principalmente as sequelas no pós-covid, no caso do diabetes tipo 2, 90% dos pacientes conseguem controlar a doença após a cirurgia bariátrica. A cirurgia reduz em 60% o risco de desenvolvimento de câncer, a apneia obstrutiva do sono é reduzida em 85% dos pacientes e o risco de desenvolver doença arterial coronariana cai 56%.
Os indivíduos com obesidade apresentam uma atividade elevada de fatores que contribuem para maior inflamação. A perda de controle da inflamação é um dos mecanismos que provocam a forma grave da covid-19, e os obesos estão mais suscetíveis a este risco. Diante dessas evidências, o Protocolo Estadual Infecção Humana pelo SARS-COV-2 considera que os obesos estão no grupo de risco.

“Há também outro fato muito importante: o período da pandemia e suas consequências aumentam o risco de piora da alimentação e do controle do peso. Estamos nos movimentando menos e enfrentando uma situação excepcionalmente estressante, o que pode contribuir para o ganho de peso. Por isso, precisamos comer bem e nos exercitar, pois esse risco pode ser evitado” esclarece Duque.

Confira algumas doenças que melhoram após a cirurgia bariátrica e metabólica:
Diabetes tipo 2, apneia do sono, hipertensão arterial, dislipidemia, doença coronária, osteo-artrites, doenças cardiovasculares (infarto do miocárdio, angina, insuficiência cardíaca congestiva, acidente vascular cerebral, hipertensão e fibrilação atrial, cardiomiopatia dilatada, cor pulmonale e síndrome de hipoventilação), asma grave não controlada, osteoartroses, hérnias discais, refluxo gastroesofageano com indicação cirúrgica, colecistopatia calculosa, pancreatites agudas de repetição, esteatose hepática, incontinência urinária de esforço na mulher, infertilidade masculina e feminina, disfunção erétil, síndrome dos ovários policísticos, veias varicosas e doença hemorroidária, hipertensão intracraniana idiopática, estigmatização social e depressão.

Fonte: Bahia.ba


from Ebahia News https://ift.tt/2VYUcO1

COMMENTS

Nome

@alba,12,@alba Destaque,5,@deputadonelsonleal,1,abril,21,ADEB,2,ALBA,8,Aliança Pelo Brasil,2,Assembleia de Carinho,1,Bahia,375,BOLSONARO,1,Brasil,435,Brasília,3,Camaçari,1,Carnaval,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,Coronavirus,1,D'jane Silva,6,Denúncia,27,des,5,Destaque,889,dez,5,Economia,35,Educacao,11,eleições 2020,1,Elizeu Rosa,21,Entretenimento,58,Esporte,19,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Itanagra,1,IVB,1,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Lavagem de Itapuã,2,Mundo,85,Noticias,1149,Politica,556,Porto Seguro,15,Prefeita Dâna Maria,1,Presidente Tancredo Neves,6,Publicidade,3,Salvador,439,Saúde,13,Segurança Pública,3,Simoes Filho,3,Simões Filho,1,Teixeira de Freitas,22,Topo,2,Vera Cruz,1,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Bariátrica por outro viés: os riscos da obesidade e suas comodidades na pandemia da Covid-19
Bariátrica por outro viés: os riscos da obesidade e suas comodidades na pandemia da Covid-19
https://d1x4bjge7r9nas.cloudfront.net/wp-content/uploads/2021/07/19132724/TRESAAAAAAAASSSS.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2021/07/bariatrica-por-outro-vies-os-riscos-da.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2021/07/bariatrica-por-outro-vies-os-riscos-da.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content