Estudo científico e cultural desmistifica a presença de quilombolas em Salinas das Margaridas


Um minucioso estudo científico e cultural realizado pelos doutores Silvano Sulzart, Francisco Barbosa dos Santos e Luciene de Jesus Santos Souza levanta alguns questionamentos reflexivos sobre a verdadeira ancestralidade do município de Salinas da Margarida, que é formada pelas comunidades de Dendê (Porto da Telha), Encarnação de Salinas, Cairu, Conceição de Salinas e Barra do Paraguaçu.

Esse trabalho de pesquisa tem como objetivo despertar a reflexão sobre os aspectos da ancestralidade e a identidade cultural que faz parte do dia-a-dia desta cidade. Seus personagens denominados Senhores e Senhoras do Mar, ou seja moradores que deram uma rica contribuição para entender a verdadeira ancestralidade.

Foram realizadas 20 entrevistas narrativas com os Senhores e Senhoras do Mar, pessoas com idade entre 68 a 114 anos de idade no município de Salinas da Margarida. São esses personagens que conhecem de perto, em detalhes, os movimentos da maré, onde tiram o sustento a décadas ao catar mariscos, como andar no manguezal, como tirar ostras, sururus, pegar aratu, siri, peixes e camarões. É esse tipo de conhecimento que somente as mulheres do mar dominam. A cultura do mar fala muito sobre cada nativo, mostra sua identidade, diz quem é, de onde é e como são.

A história de Salinas das Margaridas,pertencente à Capitania dos Portos de Salvador, mostra que era povoada pelos índios Tupinambás e era dividida em duas: “Fazenda Conceição e Santa Luzia” adquiridas pelo comendador Manoel de Souza Campos, pessoa de grande prestígio no cenário político estadual da época.

Mas um fato marcante mudou a história da cidade em 03 de fevereiro de 2017, quando a Fundação Palmares certificou Conceição de Salinas, como uma comunidade remanescente de quilombolas, processo que se iniciou em 04 de fevereiro de 2015. Antes disso, não foram encontradas nenhuma evidência que indicasse que a comunidade de Conceição de Salinas, como sendo uma área de remanescentes de quilombolas.

De acordo com informações do Ministério da Cidadania, as comunidades quilombolas e remanescentes de quilombolas são sociedades com identidade cultural unica e surgem dentro de uma realidade histórica de luta e resistencia pela sobrevivência contra a escravidão. No entanto, ao tratar especificamente do distrito de Conceição de Salinas e da Cidade de Salinas da Margarida, não há registros históricos de que nesta região, tenha existido comunidades quilombolas ou remanescentes de quilombolas.

O estudo mostrou ainda, que Conceição de Salinas é uma comunidade negra, de homens e mulheres característicos de uma ancestralidade negra, o que não quer dizer que a comunidade seja remanescente de quilombolas.

Vale destacar que das 20 pessoas entrevistadas na cidade de Salinas da Margarida e na comunidade de Conceição de Salinas, não houve nenhuma narrativa ou memória dos Senhores e Senhoras do Mar, pessoas com idade entre 68 a 114 anos que trouxessem à tona lembranças sobre ser Conceição de Salinas uma comunidade quilombola. O fim da escravidão aconteceu em 1888, há 133 anos atrás. Caso existissem remanescentes de quilombo nesta região, certamente alguns dos Senhores e Senhoras do Mar resgatariam de suas memórias alguma passagem desse período de sofrimento para o negro na história da Bahia.


from Ebahia News https://ift.tt/2V38pcb

COMMENTS

Nome

@alba,12,@alba Destaque,5,@deputadonelsonleal,1,abril,21,ADEB,2,ALBA,8,Aliança Pelo Brasil,2,Assembleia de Carinho,1,Bahia,375,BOLSONARO,1,Brasil,435,Brasília,3,Camaçari,1,Carnaval,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,Coronavirus,1,D'jane Silva,6,Denúncia,27,des,5,Destaque,889,dez,5,Economia,35,Educacao,11,eleições 2020,1,Elizeu Rosa,21,Entretenimento,58,Esporte,19,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Itanagra,1,IVB,1,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Lavagem de Itapuã,2,Mundo,85,Noticias,1149,Politica,556,Porto Seguro,15,Prefeita Dâna Maria,1,Presidente Tancredo Neves,6,Publicidade,3,Salvador,439,Saúde,13,Segurança Pública,3,Simoes Filho,3,Simões Filho,1,Teixeira de Freitas,22,Topo,2,Vera Cruz,1,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Estudo científico e cultural desmistifica a presença de quilombolas em Salinas das Margaridas
Estudo científico e cultural desmistifica a presença de quilombolas em Salinas das Margaridas
https://lh3.googleusercontent.com/-DbxU9INU24w/YPn6lSGCVgI/AAAAAAAAASY/390h5nGkMag8yOP-pynIA-awmCaOc9IsQCLcBGAsYHQ/w640-h472/IMAGEM_NOTICIA_5.jpg
https://lh3.googleusercontent.com/-DbxU9INU24w/YPn6lSGCVgI/AAAAAAAAASY/390h5nGkMag8yOP-pynIA-awmCaOc9IsQCLcBGAsYHQ/s72-w640-c-h472/IMAGEM_NOTICIA_5.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2021/07/estudo-cientifico-e-cultural.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2021/07/estudo-cientifico-e-cultural.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content