Pesquisador insere tecnologia blockchain em sistema de rastreabilidade

Tecnologia Blockchain minimiza erros de transação


Foto: GOVBA

Um pesquisador baiano da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Rogério Oliveira, resolveu avaliar o potencial da Blockchain na composição de um sistema de rastreabilidade de origem, com o objetivo de garantir a autenticidade dos dados do produto e avaliar se ele está de acordo com os padrões informados nas embalagens.

A tecnologia Blockchain é um dos principais assuntos quando o tema é futuro ou inovação, pois minimiza erros de transação e o risco de informações faltantes, quando comparada à funcionalidade dos bancos de dados, que necessita de interação humana. Entretanto, se engana quem pensa que os benefícios tecnológicos servem somente para o mercado financeiro ou de tecnologia da informação e comunicação (TIC).

De acordo com Rogério, o Sistema de Rastreabilidade faz com que a informação do processo produtivo chegue ao consumidor para que ele seja capaz de identificar as características importantes do produto final. Já as certificações buscam evidenciar a aplicação de boas práticas de produção, do aspecto social até o ambiental. “Neste contexto, a blockchain seria aplicada para garantir a autenticidade dos dados do produto e do Certificado de Qualidade, o qual atesta que a amostra está em conformidade com os padrões da Unidade Certificadora, apresentados pelo sistema de rastreabilidade de origem”.

O pesquisador afirma que por ser um consumidor bastante atento aos detalhes dos produtos, ele sempre levou em consideração fatores relacionados à confiança do que se apresenta nas embalagens e a sua real origem, no que diz respeito aos processos de fabricação adotados. Além disso, ele afirma que até o momento de sua pesquisa não existiam, no Brasil, outros projetos utilizando a blockchain em sistemas de rastreabilidade.

“Queremos disponibilizar a nossa tecnologia para Indicações Geográficas utilizarem, sem precisar dispor de muito dinheiro para a implementação do projeto”, disse o pesquisador, ao explicar que Indicações Geográficas constituem um mecanismo de proteção intelectual que reconhece a origem de um produto quanto à sua localidade e reputação atribuída às suas características regionais, assim como os fatores naturais e humanos.

Para Rogério, aplicar esse tipo de tecnologia possibilita identificar, da origem até o destino, caso haja um problema em algum insumo, diminuindo o impacto gerado, além de minimizar as chances de contradição entre as características descritas e reais de um determinado produto.

“Na maioria das vezes, os centros compradores estão distantes dos centros produtores, por isso disponibilizar e popularizar um meio para checagem de referências de forma prática e com maior confiabilidade é tão relevante. Ao agregar valor aos produtos, fortalecendo os processos de produção, é possível atribuir um preço que faz jus a uma boa remuneração para os produtores e que também corresponde aos ideais de sustentabilidade”, finalizou.

Fonte: Bahia.ba


from Ebahia News https://ift.tt/3e3IiID

COMMENTS

Nome

@alba,12,@alba Destaque,5,@deputadonelsonleal,1,abril,21,ADEB,2,ALBA,8,Aliança Pelo Brasil,2,Assembleia de Carinho,1,Bahia,375,BOLSONARO,1,Brasil,435,Brasília,3,Camaçari,1,Carnaval,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,Coronavirus,1,D'jane Silva,6,Denúncia,27,des,5,Destaque,889,dez,5,Economia,35,Educacao,11,eleições 2020,1,Elizeu Rosa,21,Entretenimento,58,Esporte,19,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Itanagra,1,IVB,1,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Lavagem de Itapuã,2,Mundo,85,Noticias,1149,Politica,556,Porto Seguro,15,Prefeita Dâna Maria,1,Presidente Tancredo Neves,6,Publicidade,3,Salvador,439,Saúde,13,Segurança Pública,3,Simoes Filho,3,Simões Filho,1,Teixeira de Freitas,22,Topo,2,Vera Cruz,1,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Pesquisador insere tecnologia blockchain em sistema de rastreabilidade
Pesquisador insere tecnologia blockchain em sistema de rastreabilidade
https://d1x4bjge7r9nas.cloudfront.net/wp-content/uploads/2021/07/11123959/Rogerio-Oliveira-853x640.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2021/07/pesquisador-insere-tecnologia.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2021/07/pesquisador-insere-tecnologia.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content