Mais de 6 mil candidatos comparecem na 1ª etapa do VIII concurso para defensores públicos da Bahia

Certame foi realizado em sete locais de Salvador e oferece 18 vagas iniciais, além de cadastro reserva

Foto: Felipe Martins

Teve início na manhã deste domingo (1) a primeira das quatro etapas do VIII concurso para defensoras e defensores públicos da Bahia. Ao todo, 6.608 candidatas e candidatos compareceram aos sete locais de prova do certame em Salvador, o que representa um índice de 75,04% de presença, com 2.198 faltosos, contabilizando um total de 24,96% de ausentes na avaliação.

O concurso pretende suprir um total de 18 vagas iniciais, além da criação de cadastro reserva. Destas vagas, 12 estão distribuídas para ampla concorrência, cinco reservadas aos candidatos negros e uma vaga para pessoas com deficiência.

Uma das novidades do concurso são as vagas previstas para as pessoas de origem indígena, que terá a primeira vaga oferecida quando o total de vagas, somando as iniciais e as que surgirem durante o prazo de validade, chegar a 26.

A aplicação da prova foi acompanhada pela comissão responsável pelo concurso, a qual é presidida pelo defensor público geral da Instituição, Rafson Ximenes. De acordo com Rafson, a construção do edital da prova foi feita com a intenção de mostrar aos candidatos e candidatas o desafio que é ser uma defensora pública ou um defensor público.

“A primeira etapa é só o início de um processo muito maior, que é a carreira defensorial. Sei que agora algumas pessoas podem estar celebrando o resultado, outras podem estar tristes, mas a coisa mais importante é que, tanto quem for como quem não for aprovado, leve esse concurso e suas referências bibliográficas como um ensinamento. Se cada candidato ou candidata, independente do resultado, conseguir levar esse aprendizado da sensibilidade necessária para se trabalhar na Defensoria, já vamos considerar o concurso bastante vitorioso”, disse o gestor.

Além do DPG Rafson Ximenes, também compõem a comissão do VIII concurso da DPE/BA a subdefensora pública geral, Firmiane Venâncio; o diretor da Escola Superior da Defensoria (Esdep), Clériston Cavalcante;as defensoras Flavia Apolônio, Ananda Benevides e Larissa Guanaes; o defensor João Tibau; além do representante da OAB/BA, Luiz Gabriel Batista.

De acordo com o edital, a publicação do gabarito da prova objetiva seletiva está prevista para esta terça-feira (3), e pode ser acompanhada no site da Fundação Carlos Chagas (FCC), responsável pelo certame.

Além da prova objetiva seletiva realizada neste domingo, 1º de agosto, também estão programadas as seguintes etapas: provas discursivas de caráter específico, que acontecerão nos dias 2 e 3 de outubro de 2021; prazo para envio das comprovações para a Avaliação de Títulos, de 6 a 10 de janeiro de 2022; e ainda a prova oral, entre os dias 15 a 17 de janeiro de 2022.

A previsão é que o resultado final seja publicado no dia 17 de março de 2022. A validade do concurso é de dois anos, a partir da homologação do resultado final e pode ser prorrogado, a critério da DPE/BA, por igual período.

Fonte: Bahia.ba


from Ebahia News https://ift.tt/3C7RFBx

COMMENTS

Nome

@alba,12,@alba Destaque,5,@deputadonelsonleal,1,abril,21,ADEB,2,ALBA,8,Aliança Pelo Brasil,2,Assembleia de Carinho,1,Bahia,375,BOLSONARO,1,Brasil,435,Brasília,3,Camaçari,1,Carnaval,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,Coronavirus,1,D'jane Silva,6,Denúncia,27,des,5,Destaque,889,dez,5,Economia,35,Educacao,11,eleições 2020,1,Elizeu Rosa,21,Entretenimento,58,Esporte,19,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Itanagra,1,IVB,1,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Lavagem de Itapuã,2,Mundo,85,Noticias,1149,Politica,556,Porto Seguro,15,Prefeita Dâna Maria,1,Presidente Tancredo Neves,6,Publicidade,3,Salvador,439,Saúde,13,Segurança Pública,3,Simoes Filho,3,Simões Filho,1,Teixeira de Freitas,22,Topo,2,Vera Cruz,1,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Mais de 6 mil candidatos comparecem na 1ª etapa do VIII concurso para defensores públicos da Bahia
Mais de 6 mil candidatos comparecem na 1ª etapa do VIII concurso para defensores públicos da Bahia
https://d1x4bjge7r9nas.cloudfront.net/wp-content/uploads/2021/08/01135129/concurso-para-defensoras-e-defensores-p%C3%BAblicos-da-Bahia-foto-Felipe-Martins.jpeg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2021/08/mais-de-6-mil-candidatos-comparecem-na.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2021/08/mais-de-6-mil-candidatos-comparecem-na.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content