Além da Delta, pesquisadores conseguiram adaptar o imunizante para combater outras seis variantes
Estudos realizados em animais com a vacina UFRJvac, desenvolvida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, contra a Covid-19, indicaram uma grande eficácia contra a variante Delta e outras variações do coronavírus.
Em entrevista ao Metrópoles, o presidente da Faperj e docente do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, Jerson Lima, disse que a tecnologia usada no composto é inovadora e facilita a adaptação no combate a diferentes formas do vírus. Além da Delta, os pesquisadores conseguiram adaptar o imunizante para combater outras seis variantes, incluindo a Gama e a Beta.
Lima explica que o composto é produzido com a proteína S do SARS-CoV-2, conhecida como a espícula do vírus.
“Essa proteína já mostrou grande potencial antigênico. Foi ela que usamos para estimular os cavalos a produzir soros e o resultado foi muito positivo. Os cavalos produziram uma alta quantidade de anticorpos e deram à luz a potros que também apresentaram imunidade”, relata Lima.
A vacina está em fase de análise pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde segunda-feira (9). Assim que receber autorização da agência, a UFRJ deve começar os testes clínicos. A previsão é que isso ocorra ainda em 2021, com expectativa de início dos testes em humanos para outubro.
Fonte: Bahia.ba
from Ebahia News https://ift.tt/3AA38bA
COMMENTS