Prefeitura promove workshop sobre transportes movidos por energia elétrica até esta sexta; secretário cogita adoção da eletromibilidade em todo o sistema
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, defendeu nesta quinta-feira (16) que a adoção de ônibus movidos à energia elétrica pode reduzir os custos no sistema de transporte coletivo nas grandes e médias cidades. Para o gestor, a nova tecnologia também “traz mais conforto, mais segurança e muito menos ruído” para o passageiro. As declarações foram feitas em workshop sobre transportes elétricos realizado pela prefeitura nesta quinta (16) e na sexta-feira (17), no Senai Cimatec, em Piatã.
Bruno Reis reafirmou a avaliação que o transporte é o segundo maior desafio para município,sendo superado apenas pela pandemia.”Para o futuro, as soluções são investir em eletromobilidade, tecnologia e inovação, com objetivo de tentar reduzir o custeio do sistema, além de buscar receitas acessórias que possam ajudar a fechar a equação do transporte público e avançar para termos subsídio do governo federal para ajudar o sistema ficar de pé. Com isso, teremos um transporte público eficiente, moderno, seguro e com energia limpa”, afirmou o prefeito.
O workshop conta com a participação da WRI Brasil – instituto de pesquisa que desenvolve ideias nas áreas de mudanças climáticas e mobilidade urbana – e da Rede C40 na América Latina, que representa uma coalizão liderada pela Agência de Cooperação Internacional Alemã (GIZ). O evento debate a implantação do BRT na capital baiana, onde estão sendo testados dois veículos movidos à eletricidade.
Presente ao evento, o secretário de Mobilidade de Salvador, Fabrizzio Muller, cogitou o uso da eletromobilidade em todo o sistema de transportes da cidade. “Neste primeiro momento nosso foco é o BRT, mas nada impede que futuramente possamos expandir para a operação regular. Este encontro com especialistas certamente trará grandes benefícios para a mobilidade em nossa cidade”.
Nesta quinta-feira à tarde, o evento prevê uma conversa entre as empresas e operadores de transporte, além de representantes do Ministério Público e Procuradoria Geral do Município (PGM).Na sexta-feira (17), o encontro enfatizará o alinhamento estratégico da operação do BRT. O vice-diretor da Rede C40 na América Latina, Illan Cuperstein, defendeu que o evento coloca o município numa discussão crucial sobre transporte de qualidade – uma necessidade no mundo pós-pandemia.
“A Prefeitura mostra que está muito claro que está fazendo sua parte ao estudar a viabilidade de um transporte limpo, com zero emissão, e que também diminui a poluição da cidade, melhorando a saúde de todos os cidadãos”, disse.
Fonte: Bahia.ba
from Ebahia News https://ift.tt/2XjPCdQ
COMMENTS