Incentivos fiscais ajudam Bahia a ser líder em energias renováveis

Atentas aos diversos benefícios, muitas empresas têm decidido investir na geração própria de energia

Foto: Divulgação/Assessoria

Gerar transformações a partir dos negócios é possível e as empresas têm cada vez mais optado pelo caminho da sustentabilidade, investindo em políticas que se harmonizem com a dualidade da preservação ambiental alinhada à rentabilidade dos seus investimentos. De acordo com estudo global realizado pela PwC, a maioria dos países sul-americanos, a exemplo do Brasil, oferece uma variada gama de benefícios aos investidores do ramo de energias renováveis, cujo potencial de crescimento e investimento devem chegar a vários bilhões de dólares nos próximos anos.

Em estudo recente, a PwC aponta incentivos fiscais oferecidos ao segmento em sete países da América do Sul: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai. Tais informações podem ajudar as empresas a explorar melhor essa política econômica, administrar seus gastos com impostos de forma eficaz e mitigar os impactos futuros em meio a um labirinto de reformas fiscais e propostas legislativas.

Gerando a própria energia

Atentas aos diversos benefícios, muitas empresas têm decidido investir na geração própria de energia. Um exemplo disso é o Aeroporto de Salvador, que possui usina solar com capacidade para suprir cerca de 30% do seu consumo. De acordo com o sócio-líder da área tributária na região Nordeste e líder de Tributos para a indústria de Energia da PwC Brasil, Vandré Pereira, dentre os tópicos que merecem atenção antes de uma empresa ingressar na geração própria de energia é importante mapear os aspectos regulatórios que regem o setor, bem como a demanda de energia necessária e a fonte energética a ser utilizada, se Eólica, Solar ou outra. Além disso, frisa, “dependendo do tamanho da geração, captar investidores ou parceiros comerciais é interessante em função dos investimentos iniciais necessários”.

Segundo Vandré Pereira, os benefícios são além de tributários, alcançam a redução do custo com o consumo de energia elétrica, além de alinhar a reputação da empresa ao movimento mais recente sobre ESG (em inglês, environmental, social and governance; em português, ambiental, social e governança). “Ao utilizar uma energia renovável demonstra-se para a sociedade a preocupação da empresa com as questões ambientais. Além disso, a energia renovável, sobretudo as tecnologias que estão sendo desenvolvidas para o seu armazenamento, poderá trazer benefícios econômicos para a empresa utilizar esta energia “guardada” em momento cuja a energia elétrica tradicional seja mais cara em horários de pico”, aponta o especialista.

Incentivos fiscais no Brasil

No caso do Brasil, conforme levantamento da PwC, os incentivos fiscais para energias renováveis, como energia eólica, solar, de biomassa e de biocombustíveis, são aplicáveis ao Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), contribuições sociais sobre a receita bruta (PIS e Cofins) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Em todo país, há a possibilidade de isenção de ICMS nas operações com equipamentos e componentes para aproveitamento de energia solar e eólica, como turbinas eólicas, aquecedores solares, geradores fotovoltaicos, entre outros. Outro exemplo de incentivo é a suspensão da cobrança de PIS e Cofins nas aquisições de máquinas, equipamentos e serviços destinados ao ativo imobilizado de projetos de infraestrutura no setor de energia.

Incentivos fiscais na Bahia

Líder na geração de energia elétrica a partir das fontes eólica e solar no país, na Bahia, de acordo com o Governo do Estado, aproximadamente 90% da capacidade instalada de energia elétrica é oriunda de fontes renováveis. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), através da força do vento, o estado produziu 12.590,21 GWh de janeiro a setembro de 2020. No caso da energia por fonte fotovoltaica, foi gerado 1.376,72 GWh no mesmo período. Com isso, de acordo com o Governo do Estado, atualmente, a Bahia tem capacidade de atender cerca de 13,5 milhões de residências apenas com energia gerada a partir dessas fontes renováveis. A previsão é a de que, até 2025, 130 parques eólicos e 57 empreendimentos solares entrem em operação comercial.

Dentre os mecanismos de incentivo à produção de energia limpa adotada pelo governo está a isenção de encargos como o PIS/PASEP e o diferimento de ICMS para importação de peças, equipamentos e componentes produzidos por fabricantes de turbinas eólicas ou entidades que façam manutenção e reparação dessas turbinas e demais equipamentos de geração deste tipo de energia limpa.

Ainda na linha dos ganhos proporcionados por ações ecologicamente corretas e economicamente viáveis, na capital baiana, proprietários de imóveis que adotem medidas de incentivo à proteção, preservação e recuperação do meio ambiente também recebe descontos. Isso ocorre através do Programa de Certificação Sustentável IPTU Verde, criado em 2015 pela Prefeitura de Salvador e que oferece até 10% de desconto para empreendimentos imobiliários residenciais, comerciais, mistos ou institucionais que realizarem inciativas sustentáveis em suas construções.

Desafio tributário do Setor

Embora a geração e o consumo de energia a partir de fontes renováveis esteja em ampla ascensão, tem-se verificado um aumento de fiscalizações por parte dos Municípios onde são construídos os parques eólicos para a cobrança de Imposto Sobre Serviços (ISS) dessas empresas. O foco da fiscalização tem sido naquelas que fabricam os aerogeadores com o entendimento de que: fornecer os aerogeradores é parte da prestação do serviço da construção civil do parque eólico.

O setor de energia renovável é recente e a regulamentação está sendo construída e adaptada ao longo desse processo de crescimento do setor, no entanto, o investidor ao decidir aplicar seus recursos neste segmento busca o retorno ao seu capital, mas também a segurança necessária para a atividade, e temas como a incidência de imposto de serviço sobre uma atividade fabril (produção do aerogerador) aparenta ser um dos desafios a serem ponderados por aqueles que desejem investir, por exemplo, no setor eólico.

Fonte: Bahia.ba


from Ebahia News https://ift.tt/3BxdsB5

COMMENTS

Nome

@alba,15,@alba Destaque,5,@deputadonelsonleal,1,abril,21,ACM NETO,2,ADEB,2,ALBA,10,Aliança Pelo Brasil,2,Assembleia de Carinho,1,Bahia,386,BOLSONARO,1,Brasil,445,Brasília,3,Bruno Réis,2,Camaçari,1,Carnaval,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,Coronavirus,1,Covid19,1,D'jane Silva,6,Débora Santana,4,Denúncia,27,des,5,Destaque,889,dez,5,Dinha,1,Diógenes Tolentino,1,Economia,35,Eduardo Alencar,1,Educacao,11,Eleições,5,eleições 2020,1,Eleições 2022,2,eleições Abílio Santana,1,Elizeu Rosa,21,Entretenimento,58,Esporte,19,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador,1,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Itanagra,1,Itaparica,1,IVB,1,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Lavagem de Itapuã,2,Mulheres Resilientes,1,Mundo,85,Noticias,1149,Otto,1,Otto Alencar,4,Polícia,1,Politica,556,Porto Seguro,15,Prefeita Dâna Maria,1,Presidente Tancredo Neves,6,PSD,1,Publicidade,3,Rui Costa,1,Salvador,452,Saúde,13,Segurança Pública,3,Simoes Filho,3,Simões Filho,4,Teixeira de Freitas,22,Topo,2,Vera Cruz,2,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Incentivos fiscais ajudam Bahia a ser líder em energias renováveis
Incentivos fiscais ajudam Bahia a ser líder em energias renováveis
https://d1x4bjge7r9nas.cloudfront.net/wp-content/uploads/2021/11/01062141/Divulga%C3%A7%C3%A3o-.jpeg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2021/11/incentivos-fiscais-ajudam-bahia-ser.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2021/11/incentivos-fiscais-ajudam-bahia-ser.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content