Fim de ano pode agravar ansiedade

Para a psicóloga Marta Araújo, pandemia agrava sentimentos de solidão e improdutividade neste período

Foto: Joice Kelly/Unsplash

Família e amigos reunidos, mesa farta, muitos presentes, uma linda decoração e muitas fotos repletas de sorrisos. Muito comum nesta época de fim de ano a maior quantidade de imagens de pessoas comprando, recebendo e dando presentes, viajando e curtindo as férias. Para aqueles que não têm esse cenário, o sentimento pode ser de melancolia, tristeza e, por muitas vezes, solidão.

A psicóloga Marta Araújo diz que a chegada do fim de ano pode ser ruim para depressivos e ansiosos, tanto em evidenciar a doença para quem tem predisposição quanto ampliar quadros já identificados.

Segunda ela, as imagens de “felicidade total” induzem a uma ideia de tudo tão perfeito que algumas pessoas podem começar a se questionar quanto aos seus níveis de satisfação e contentamento com elas próprias e seus relacionamentos, gerando sentimentos de frustração, tristeza, insatisfação, solidão, desamparo, entre outros.

“É comum nessa época ver muitas pessoas sofrendo de ansiedade, outras que se deprimem, pessoas com sentimento de vazio, angústia, desesperança, desamparo, menos-valia, tristeza, entre outros. Comumente ocorre uma espécie de balanço do ano e a pessoa se pergunta de modo consciente ou até mesmo inconsciente sobre o que fez, o que deixou de fazer, o que poderia ter feito. Essa cobrança usualmente não vem de fora, de outra pessoa, mas como você colocou, vem como uma autocobrança”, relata Marta Araújo.

A especialista conta que essas reflexões podem ser vistas de maneira positiva ou negativa e que lidar com os sentimentos algumas vezes podem requerer um auxílio profissional.

“É muito importante saber que nem todas as pessoas têm recursos emocionais internos suficientes para lidar com as frustrações ou suas emoções de um modo geral. Há pessoas que lidam muito bem e outras não, e isso precisa ser compreendido. O autoconhecimento é primordial frente às situações como essas e a vida como um todo. Eu diria que é o investimento mais importante que alguém pode fazer na vida”, enfatiza.

Marta Araújo destaca ainda que o psicólogo é o profissional que vai auxiliar a pessoa se auto conhecer, a compreender do que sofre e por que sofre, além dos motivos de determinada situações que lhe provoca tantas dores emocionais, que também podem vir para o corpo em forma de uma gastrite, por exemplo, ou até mesmo de um câncer.

A psicóloga afirma que o período pandêmico pode agravar os sentimentos de solução e produtividade neste período de fim de ano.

“Famílias que perderam vários membros de modo sucessivo e, é claro, que as pessoas irão experimentar um sentimento de vazio ou falta, o luto por esses entes queridos e amigos. Também com a pandemia, vieram muitas dificuldades financeiras e, é lógico que isso vai repercutir no emocional das pessoas”.
Fonte: Bahia.ba


from Ebahia News https://ift.tt/3DDCy2t

COMMENTS

Nome

@alba,232,@alba Destaque,6,@deputadonelsonleal,1,abril,21,ACM NETO,4,ADEB,2,ALBA,12,Aliança Pelo Brasil,2,Assembleia de Carinho,1,Bahia,606,bahia Salvador,1,BOLSONARO,1,Brasil,664,Brasil Otto Alencar,1,Brasília,3,Bruno Réis,3,Camaçari,1,Carnaval,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,Coronavirus,1,Covid19,1,D'jane Silva,6,Débora Santana,5,Denúncia,27,des,5,Destaque,1103,dez,5,Dinha,1,Diógenes Tolentino,1,Ebahia News,11,Economia,60,Eduardo Alencar,1,Educacao,11,Eleições,9,eleições 2020,1,Eleições 2022,18,eleições Abílio Santana,1,Elizeu Rosa,21,Entretenimento,58,Esporte,19,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Futebol,2,Governador,2,Governador Mangabeira,10,IFTTT,11,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Itanagra,1,Itaparica,1,IVB,1,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Lavagem de Itapuã,2,Lula,1,Mulheres Resilientes,1,Mundo,104,Noticias,1149,Otto,1,Otto Alencar,4,Policia,1,Polícia,1,Politica,588,Política,1,Porto Seguro,15,Prefeita Dâna Maria,1,Presidente Tancredo Neves,6,PSD,2,Publicidade,3,Rui Costa,1,Salvador,672,Saúde,17,Segurança Pública,3,Sensual,1,Simoes Filho,3,Simões Filho,4,Teixeira de Freitas,22,Topo,2,Vera Cruz,2,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Fim de ano pode agravar ansiedade
Fim de ano pode agravar ansiedade
https://d1x4bjge7r9nas.cloudfront.net/wp-content/uploads/2021/12/08141310/ansiedadesolidadaotrsiteza.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2021/12/fim-de-ano-pode-agravar-ansiedade.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2021/12/fim-de-ano-pode-agravar-ansiedade.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content