Aceb acusa APLB de constranger professores que receberão precatórios

Em resposta, direção do sindicato informa tratar-se de assessoria jurídica iniciada em 2018. Rui Oliveira anuncia processo e queixa-crime contra denunciante

Foto: Matheus Morais/Bahia.ba

A Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (ACEB) denunciou a direção da APLB -Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia junto ao o Ministério Público do Estado por constranger professores que tem recursos a receber dos prectários do antigo Fundef, o fundo para a educação antecessor do Fundeb. A associação alega que profissionais recebem mensagens de que devem assinar procuração junto a entidade sindical para recebimentos do valores.

“Os dirigentes da APLB têm compartilhado com a categoria a informação falsa de que apenas mediante essa assinatura será possível receber os valores devidos a título de subvinculação de 60% dos precatórios do Fundef”, afirmou a Aceb, em nota. “A verdade, porém, é que por força da Emenda Constitucional (EC) 114/2021, esses recursos devem ser destinados exclusivamente aos profissionais do magistério sem qualquer necessidade de intervenção de terceiros, ou seja, não há necessidade de contratação de advogados”.

A associação afirma que acategoria pode ter um prejuízo global de R$ 1 bilhão, considerando a previsão de os precatórios alcançarem R$ 14 bilhões na Bahia. Segundo a presidente da Aceb, Marinalva Nunes, diante da determinação constitucional, “a conduta de constranger, estimular, incentivar e enganar a categoria quanto à necessidade, inexistente, de contratação de honorários, é ato violador ao interesse coletivo ou individual homogêneo da categoria de profissionais do magistério”, explicou.

O assessor jurídico da Aceb, Falcão Rios, afirmou que o objetivo da denúncia ao MP é a revogação dos eventuais contratos de honorários já assinados no contexto e a prestação de esclarecimentos, pela APLB, quanto à desnecessidade de contratação de advogado. “Requeremos também a designação de audiência para esclarecer com mais precisão o objeto da denúncia”, acrescentou.

Rui Oliveira rebate

Em contato com o bahia.ba, Rui Oliveira alegou que a Aceb é “uma entidade” fantasma e garantiu que vai apresentar uma queixa-crime contra a Aceb e vai processar a associação por danos morais. A direção da APLB Sindicato divulgou nota de repúdio em que argumenta que a entidade “oportunizou a toda a categoria o direito de continuar e aderir à luta pelo reconhecimento da vinculação de 60% do Precatório do Estado da Bahia aos professores da rede estadual de ensino, cuja contratação é sem remuneração fixa, ou seja, apenas no êxito e, ainda, pelo preço mínimo da tabela da OAB”.

Na nota de repúdio, o sindicato ressalta que a disputa jurídica pelos precatórios é mais antiga. A contratação da assessoria jurídica ocorreu em 2018, ” quando o direito dos professores era controverso no Supremo Tribunal Federal”. Ressalta ainda que “o Sindicato APLB foi um dos entes sindicais propulsores na luta pela aprovação da Emenda Constitucional (114/2021)”. Rui Oliveira foi um dos representantes da Frente Norte e Nordeste pela Educação na luta pelos Precatórios do Fundef.

“É lamentável e repudioso como tentam distorcer o trabalho do Sindicato APLB na luta de mais de 05 (cinco) anos para resguardar o direito à vinculação dos 60% do Precatório do FUNDEF aos profissionais do magistério”, rebate o sindicato, na nota. Confrome a direção da APLB, em novembro de 2021 foi protocolada petição junto ao Supremo Tribunal Federal visando a apreciação de pedido de vinculação de 60% do Precatório do Fundef do Estado da Bahia para os profissionais da educação, ainda sem resposta.

Este processo se encontra pronto para despacho do ministro relator, Edson Fachin. “Importante esclarecer, também, que a assessoria jurídica contratada já protocolou junto ao Governo do Estado da Bahia uma pretensão de acordo relacionado à destinação dos recursos do Precatório do FUNDEF devido ao Estado, para ser apreciado, sob o crivo do Ministério Público Estadual, nos autos do Processo nº 8126723-75.2021.8.05.0001. Não obstante, até o momento, não houve pronunciamento do Governo Estadual”.

Fonte: Bahia.ba


from Ebahia News https://ift.tt/3G0rMo1

COMMENTS

Nome

@alba,232,@alba Destaque,6,@deputadonelsonleal,1,abril,21,ACM NETO,4,ADEB,2,ALBA,12,Aliança Pelo Brasil,2,Assembleia de Carinho,1,Bahia,606,bahia Salvador,1,BOLSONARO,1,Brasil,664,Brasil Otto Alencar,1,Brasília,3,Bruno Réis,3,Camaçari,1,Carnaval,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,Coronavirus,1,Covid19,1,D'jane Silva,6,Débora Santana,5,Denúncia,27,des,5,Destaque,1103,dez,5,Dinha,1,Diógenes Tolentino,1,Ebahia News,11,Economia,60,Eduardo Alencar,1,Educacao,11,Eleições,9,eleições 2020,1,Eleições 2022,18,eleições Abílio Santana,1,Elizeu Rosa,21,Entretenimento,58,Esporte,19,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Futebol,2,Governador,2,Governador Mangabeira,10,IFTTT,11,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Itanagra,1,Itaparica,1,IVB,1,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Lavagem de Itapuã,2,Lula,1,Mulheres Resilientes,1,Mundo,104,Noticias,1149,Otto,1,Otto Alencar,4,Policia,1,Polícia,1,Politica,588,Política,1,Porto Seguro,15,Prefeita Dâna Maria,1,Presidente Tancredo Neves,6,PSD,2,Publicidade,3,Rui Costa,1,Salvador,672,Saúde,17,Segurança Pública,3,Sensual,1,Simoes Filho,3,Simões Filho,4,Teixeira de Freitas,22,Topo,2,Vera Cruz,2,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Aceb acusa APLB de constranger professores que receberão precatórios
Aceb acusa APLB de constranger professores que receberão precatórios
https://d1x4bjge7r9nas.cloudfront.net/wp-content/uploads/2018/12/12080254/rui-oliveira-presidente-aplb-foto-matheus-morais-bahia.ba_.jpeg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2022/01/aceb-acusa-aplb-de-constranger.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2022/01/aceb-acusa-aplb-de-constranger.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content