Hospital Aliança realiza procedimento contra câncer inédito fora do eixo Rio-SP

Foto: Divulgação / Hospital Aliança

Cirurgia por eletroporação irreversível é praticada nos EUA, mas pouco conhecida na América Latina


Localizado em Salvador, o Hospital Aliança, da Rede D’Or, acaba de realizar o primeiro procedimento de eletroporação irreversível fora do eixo Rio -São Paulo. Inovadora, a técnica é empregada no combate ao câncer, utilizando uma tecnologia chamada Nanoknife para atacar e eliminar tumores na região do fígado e do pâncreas.

“A cirurgia foi feita em paciente de 67 anos, masculino, com câncer no fígado. A doença estava controlada. O tempo médio para o procedimento é de quatro horas e a alta clínica acontece em 24 horas, aproximadamente”, informou o cirurgião vascular e radiologista intervencionista do hospital, Fabrício Mascarenhas.

Além de Mascarenhas e equipe composta pelos médicos Patrick Matzger, Dionísio Gomes, Ricardo Ferraz, Luís Maia, Milton Mello e Murilo Berbert, também participaram do procedimento o intervencionista oncológico Luiz Tenório Siqueira e o oncologista e coordenador médico da Oncologia do Aliança, Rodrigo Guedes.
Minimamente invasiva
A eletroporação irreversível é considerada minimamente invasiva e tem por base o uso de corrente elétrica de alta voltagem, em média de 2 mil a 3 mil volts, que atinge e destrói as células cancerígenas. No procedimento são utilizadas agulhas por onde passa a corrente. Elas são introduzidas até a área da lesão, com ajuda de imagem de tomografia ou ultrassonografia. O acesso dessas agulhas pode ser feito direto pela pele ou através de acesso cirúrgico.

Segundo a equipe médica, a vantagem do procedimento sobre outras técnicas é que ele não gera calor ou qualquer processo químico para o paciente. Estas características permitem que a eletroporação irreversível seja realizada em locais onde há vasos sanguíneos ou áreas próximas de nervos e alças intestinais, sem o risco de danos.
Indicações
“A eletroporação é indicada no combate direto às células do tumor, poupando as estruturas saudáveis vizinhas, aumentando o controle da doença, que impacta diretamente em melhor qualidade de vida e, potencialmente, em maior sobrevida”, explicou o oncologista Rodrigo Guedes. “Definitivamente, um avanço no tratamento de alguns tipos de câncer agressivos, como o de pâncreas, sendo um importante ganho para os pacientes baianos acometidos com estes tipos agressivos de tumor”, acrescentou.

A técnica vem sendo realizada há mais de dez anos nos Estados Unidos, mas ainda é pouco conhecida na América Latina. Até o momento, existe um único equipamento de eletroporação irreversível no país, que fica em outra unidade da Rede D’Or, no hospital Vila Nova Star, em São Paulo.

“No momento, estamos fazendo grandes investimentos em tecnologia de ponta, algumas que estão sendo implantadas e utilizadas pela primeira vez na Bahia. Esse esforço é parte de uma política institucional de modernização e atração de novas técnicas, insumos e serviços para oferecer o melhor em soluções e opções para os nossos pacientes”, declarou o diretor do Aliança, Raymundo Paraná.

Fonte: Bahia.ba


from Ebahia News https://ift.tt/87QyXKB

COMMENTS

Nome

@alba,15,@alba Destaque,5,@deputadonelsonleal,1,abril,21,ACM NETO,2,ADEB,2,ALBA,10,Aliança Pelo Brasil,2,Assembleia de Carinho,1,Bahia,386,BOLSONARO,1,Brasil,445,Brasília,3,Bruno Réis,2,Camaçari,1,Carnaval,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,Coronavirus,1,Covid19,1,D'jane Silva,6,Débora Santana,4,Denúncia,27,des,5,Destaque,889,dez,5,Dinha,1,Diógenes Tolentino,1,Economia,35,Eduardo Alencar,1,Educacao,11,Eleições,5,eleições 2020,1,Eleições 2022,2,eleições Abílio Santana,1,Elizeu Rosa,21,Entretenimento,58,Esporte,19,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador,1,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Itanagra,1,Itaparica,1,IVB,1,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Lavagem de Itapuã,2,Mulheres Resilientes,1,Mundo,85,Noticias,1149,Otto,1,Otto Alencar,4,Polícia,1,Politica,556,Porto Seguro,15,Prefeita Dâna Maria,1,Presidente Tancredo Neves,6,PSD,1,Publicidade,3,Rui Costa,1,Salvador,452,Saúde,13,Segurança Pública,3,Simoes Filho,3,Simões Filho,4,Teixeira de Freitas,22,Topo,2,Vera Cruz,2,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Hospital Aliança realiza procedimento contra câncer inédito fora do eixo Rio-SP
Hospital Aliança realiza procedimento contra câncer inédito fora do eixo Rio-SP
https://d1x4bjge7r9nas.cloudfront.net/wp-content/uploads/2022/02/19164835/eletropora%C3%A7%C3%A3o.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2022/02/hospital-alianca-realiza-procedimento.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2022/02/hospital-alianca-realiza-procedimento.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content