Nunes Marques solicita que Geraldo Jr. Se manifeste sobre pedido de anulação de sua reeleição na Câmara


 O ministro Nunes Marques do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou que o presidente da Câmara de Salvador, Geraldo Jr. (MDB), preste informações, em até cinco dias, para se manifestar a respeito da ação movida pelo União Brasil, cuja reivindicação pede a anulação da votação que culminou com a segunda reeleição consecutiva do emebista à frente da Casa.

O ofício, assinado por Nunes Marques, que é o relator do caso na Suprema Corte, foi protocolado na última quarta-feira (4/5), mas divulgado nesta quinta-feira (5/5) pela assessoria de imprensa do União Brasil.

Na última quarta, já havia sido divulgado no sistema do STF a determinação para que a Câmara prestasse informações a respeito do processo. O prazo dado também foi de cinco dias. O ministro ainda pediu haja manifestação da Advocacia-Geral da União (AGU) e o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR).

O União Brasil entrou com a ação no STF após o rompimento de Geraldo com o prefeito Bruno Reis (UB) e o pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (UB). Numa articulação feita de forma discreta, Geraldo foi anunciado como vice na pré-candidatura de Jerônimo Rodrigues (PT) a governador.

Também discretamente, dias antes de virar a casaca, o emedebista promoveu modificações no regimento interno da Casa e na Lei Orgânica do Município para possibilitar sua segunda reeleição consecutiva a presidente do Legislativo soteropolitano. Após as alterações, ele convocou, às pressas, a eleição da Mesa Diretora, que o reelegeu para o cargo por mais dois anos. 

De acordo com a legislação anterior, ele não podia se reeleger. O parlamentar se elegeu na 18ª legislatura e foi reeleito no ano passado, portanto, na 19ª. A reeleição, segundo o antigo entendimento, só poderia acontecer em legislaturas diferentes. Com a mudança promovida nos textos, ele abriu margem para reeleições indefinidas.

Atualmente, Geraldo vive crise de relação com vereadores governistas na Casa. Ex-aliados dele, Duda Sanches e Claudio Tinoco, ambos do União Brasil, vêm fazendo sistemáticas criticas ao presidente da CMS. 

Na última segunda-feira (2/5), ao encontrar as portas do plenário da Câmara fechadas, Duda voltou a atacar o ex-aliado. "Em nove anos no Legislativo de Salvador, nunca vi nada parecido. É uma situação absurda que desrespeita tanto o próprio trabalho da Casa quanto o povo da nossa capital. O pior é que estamos vendo pessoas que se acham donas da coisa pública e se apropriam do plenário da Câmara como se fosse seu. Atitude autoritária e vergonhosa".

De acordo com parlamentares da base de Bruno Reis que foram à Câmara, Geraldo convocou sessão, mas não compareceu ao Legislativo - ele cumpria agenda de campanha com Jerônimo em Barreiras, no Oeste da Bahia -. "Estamos cumprindo a convocação da sessão desta terça, dia em que ficou acordado no Colégio de Líderes para a realização de encontros no plenário", frisou Tinoco. 

Editor: Fábio ( Favelado )

Crédito NossaFM907



from Ebahia News https://ift.tt/sdC7Yyz

COMMENTS

Nome

@alba,15,@alba Destaque,5,@deputadonelsonleal,1,abril,21,ACM NETO,2,ADEB,2,ALBA,10,Aliança Pelo Brasil,2,Assembleia de Carinho,1,Bahia,386,BOLSONARO,1,Brasil,445,Brasília,3,Bruno Réis,2,Camaçari,1,Carnaval,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,Coronavirus,1,Covid19,1,D'jane Silva,6,Débora Santana,4,Denúncia,27,des,5,Destaque,889,dez,5,Dinha,1,Diógenes Tolentino,1,Economia,35,Eduardo Alencar,1,Educacao,11,Eleições,5,eleições 2020,1,Eleições 2022,2,eleições Abílio Santana,1,Elizeu Rosa,21,Entretenimento,58,Esporte,19,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador,1,Governador Mangabeira,10,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Itanagra,1,Itaparica,1,IVB,1,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Lavagem de Itapuã,2,Mulheres Resilientes,1,Mundo,85,Noticias,1149,Otto,1,Otto Alencar,4,Polícia,1,Politica,556,Porto Seguro,15,Prefeita Dâna Maria,1,Presidente Tancredo Neves,6,PSD,1,Publicidade,3,Rui Costa,1,Salvador,452,Saúde,13,Segurança Pública,3,Simoes Filho,3,Simões Filho,4,Teixeira de Freitas,22,Topo,2,Vera Cruz,2,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Nunes Marques solicita que Geraldo Jr. Se manifeste sobre pedido de anulação de sua reeleição na Câmara
Nunes Marques solicita que Geraldo Jr. Se manifeste sobre pedido de anulação de sua reeleição na Câmara
https://lh3.googleusercontent.com/-rq5zzr35rPM/YnPkw7tHXWI/AAAAAAAAFqI/oWCr09RS-DAIUH0eQjKZgFsJqlsU0cGugCNcBGAsYHQ/s1600/1651762366764167-0.png
https://lh3.googleusercontent.com/-rq5zzr35rPM/YnPkw7tHXWI/AAAAAAAAFqI/oWCr09RS-DAIUH0eQjKZgFsJqlsU0cGugCNcBGAsYHQ/s72-c/1651762366764167-0.png
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2022/05/nunes-marques-solicita-que-geraldo-jr.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2022/05/nunes-marques-solicita-que-geraldo-jr.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content