Dra Emanuela Silva, 29, foi empossada Procuradora do Estado do Ceará no último dia 10 de junho.
Filha de mãe costureira e pai feirante, Dra Emanuela nasceu em Santo Antônio de Jesus e mudou-se para a capital baiana em 2011 quando foi aprovada para cursar direito na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ao concluir a graduação, percebeu o apreço pela área de atuação pública.
Ser procuradora sempre foi o sonho da baiana Dra Emanuela Silva, em discurso de posse a nova integrante do quadro da PGE declarou:
“Toda a minha trajetória foi amparada na educação pública, sou fruto dela. Eu escolhi transformar a minha vida pela educação, que foi a minha porta de entrada e saída para tudo. Nós, como procuradores do Estado, não devemos esquecer da incumbência de lutar sempre por uma política pública de qualidade e inclusiva”
Para Dra Emanuela o cargo de procuradora, além de uma vitória pessoal, é porta de entrada para mais representatividade de mulheres negras em cargos de destaque. “A gente precisa que os nossos similares se enxerguem para poder sonhar. É o combustível para uma pessoa ver e pensar: se ela pode, eu também posso.
Já lutamos por igualdade de gênero, para a mulher ocupar espaços públicos de relevância , em ambientes até então majoritariamente masculinos e no meu caso tem um outro fator, que é a questão racial. São causas que andam juntas. Para mim é uma renovação de esperança, para que mais pessoas consigam.
Emocionou-se ao pedir o fim dos preconceitos e destacou a importância da presença feminina e negra para cultivar a esperança de uma democracia plena e comprometida com o estado e a população.
“Abolição. Palavra que significa anulação, completa extinção de alguma coisa, nunca fez tanto sentido nos dias atuais. Portanto, meus caros, que possamos abolir todos os tipos de preconceito, o ódio, as amarras que impedem a plena liberdade de todos”.
Fonte: bahia.ba
COMMENTS