Senado aprovou a criação de uma Comissão Temporária Externa para acompanhar as investigações
Deputados da oposição solicitaram, nesta segunda-feira (13), a criação de uma comissão externa temporária para fiscalizar e propor providências acerca da apuração do desaparecimento de Bruno Pereira e Dom Phillips na região do Vale do Javari, na Amazônia.
Segundo o jornalista Lauro Jardim do Jornal O GLOBO, o grupo planeja esclarecer as causas do aparente crime, suas circunstâncias, bem como seus mandantes e executores. Cobram ainda subsídios suficientes para evitar que o exercício do jornalismo e da proteção ao meio ambiente e às minorias deixem de ser atribuições de risco no Brasil.
“Diante de toda essa escalada de violência contra os povos indígenas, seus apoiadores, os protetores ambientais, a Câmara dos Deputados tem o dever de acompanhar e fiscalizar como estão sendo desenvolvidas as ações governamentais para desvendar as circunstâncias do desaparecimento”, diz o texto.
O documento é assinado pela deputada federal Joênia Wapichana (Rede) e subscrito por outros 13 parlamentares de partidos como PSB, PSOL, PT e PCdoB.
Senado
O Senado aprovou, na sessão dessa segunda-feira (13), a criação de uma Comissão Temporária Externa para acompanhar as investigações do desaparecimento do jornalista e do indigenista. O pedido de criação da comissão foi feito pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). O grupo será formado por três integrantes da Comissão de Direitos Humanos, três da Comissão de Meio Ambiente e três da Comissão de Constituição e Justiça, e deverá atuar por 60 dias.
Fonte: bahia.ba
COMMENTS