Voto de desconfiança foi propostos por legisladores do próprio partido do líder britânico
Um voto de desconfiança contra o primeiro-ministro britânico Boris Johnson será votado no parlamento entre as 14hs e às 16 hs (horário de Brasília) desta segunda-feira (6). A votação foi desencadeada por legisladores do próprio partido Conservador, o qual Johnson é filiado, e pode retirá-lo do cargo.
Por seu lado, um porta-voz do premiê afirmou que o líder do Reino Unido “saúda a oportunidade de apresentar seu caso aos parlamentares”.
Sob as regras do Partido Conservador, se os parlamentares querem demover seu líder, enviam uma carta confidencial de desconfiança ao presidente do Comitê de 1922, um grupo de legisladores que não ocupam cargos no governo. Quando 15% da bancada envia cartas (54 parlamentares), um voto de desconfiança é desencadeado no parlamento. Este número foi alcançado, segundo o presidente do Comitê de 1922, Sir. Graham Brady.
A liderança do permiê foi abalada pelo escândalo Partygate, uma série de festas e reuniões na residência do primeiro-ministro em momentos diferentes de lockdown durante a pandemia. Johnson também foi criticado pela política de combate à inflação.
Em consequência, a popularidade de Boris Johnson tem caído e, entre os conservadores, a percepção é de que ele está passivo aos problemas. O partido enfrenta duas difíceis eleições parlamentares no fim deste mês, o que também pode afetar a votação desta segunda.
Fonte: CNN Brasil
Fonte: CNN Brasil
COMMENTS