Vida a dois: psicóloga explica a importância da boa comunicação

 



A psicóloga explica que os casais tiveram que se adaptar ao novo normal e que com a pandemia foi preciso se acostumar com as novas ferramentas, pois o contato face a face foi perdido.



Foto: Divulgação

A comunicação é a base que media todos os relacionamentos humanos, sejam eles amorosos, de trabalho, familiar ou de amizade. A princípio, o modelo de diálogo entre as pessoas estava consolidado, com a linguagem oral e escrita. A psicóloga e docente do curso de Psicologia da Estácio do Ceará, Sarah Kurz, explica as características das formas de se comunicar e suas variadas nuances. “A palavra dita pessoalmente, traz como características o tom da voz, a expressão do corpo, uma série de sinais que são captados e compreendidos em conjunto. Mas quando eu passo para a comunicação escrita, eu me restrinjo um pouco mais. Eu fico preso à palavra e como essa palavra é disposta”, disse.

Sarah expõe que a pandemia trouxe um isolamento nas relações e que foi preciso usar outras ferramentas digitais como o Whatsapp. As chamadas de vídeo também passaram a ser utilizadas com frequência. “Existe uma série de instrumentos que vão mediar essas relações e é preciso entender, que para além dos aspectos da comunicação, existem os aspectos socioemocionais. Por exemplo, eu falo uma coisa, mas quero dar a entender outra. É a famosa indireta”, explicou.

A psicóloga explica que os casais tiveram que se adaptar ao novo normal e que com a pandemia foi preciso se acostumar com as novas ferramentas, pois o contato face a face foi perdido. Ela argumenta que existem questões práticas da comunicação que são subjetivas e que devem sempre ser levadas em consideração. “Muitos casais começaram a se relacionar nesse período e só depois é que vieram se conhecer pessoalmente. No chamado novo normal, as relações ganharam inúmeras configurações”, comentou.

06 pontos importantes na comunicação do casal

01 – Especialmente nas redes sociais, onde existe a cultura do cancelamento, somos levados a tentar convencer, a vencer a discussão em nome da cultura da lacração. “O ideal é compreender o outro e a situação. “Esse é o primeiro ponto a ser trabalhado em todas as relações afetivas, mas especialmente na relação de casal”, pondera.

02– Outro ponto importante, é que na maioria das vezes, não ficamos atentos ao que realmente acontece. “A gente presume o que o outro está pensando sem ter a certeza, e já inicia uma comunicação de ataque baseada com o que está apenas em nossa cabeça”, alerta.

03 – É de suma importância ter sempre em mente que você também erra e ter sempre o cuidado de não transferir a culpa para o outro. “A gente tende a culpar o parceiro (a) ou a se culpar. E o sentimento de culpa nesse caso, não agrega. A solução é identificar o erro e gerar empatia para compreender seu par”, pontua.

04 – É ilusão quando pensamos que temos o controle das ações do outro. Decida confiar!

05 -É muito comum esperar que o outro leia a nossa mente e saiba da nossa expectativa. “É muito importante dizer o que se deseja de forma direta. As redes sociais trouxeram alguns gargalos para a comunicação, que são as indiretas e elas nem sempre são compreendidas e quando são compreendidas, a mensagem é entendida de forma equivocada.

06 – A comunicação é uma via de mão dupla. “Eu falo, o que eu preciso comunicar, mas eu também escuto o que outro. Só assim ambos crescem no relacionamento”, finaliza.

COMMENTS

Nome

@alba,2238,@alba Destaque,7,@deputadonelsonleal,1,A3,4,A31,2,abril,21,ACM NETO,4,ADEB,2,ALBA,12,Aliança Pelo Brasil,2,Assembleia de Carinho,1,Bahia,2615,bahia Salvador,1,BOLSONARO,1,Brasil,2673,Brasil Otto Alencar,1,Brasília,3,Bruno Réis,3,Camaçari,1,Carnaval,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,Coronavirus,1,Covid19,1,D'jane Silva,6,Débora Santana,5,Denúncia,27,des,5,Destaque,3114,dez,5,Dinha,1,Diógenes Tolentino,1,Ebahia News,42,Economia,498,Eduardo Alencar,1,Educacao,17,Educação,2,Elei@alba,3,Eleições,9,eleições 2020,2,Eleições 2022,389,eleições Abílio Santana,1,Elizeu Rosa,21,Entretenimento,60,Esporte,22,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Fonte: bahia.ba,1,Futebol,43,Governador,2,Governador Mangabeira,10,IFTTT,42,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Itanagra,1,Itaparica,1,IVB,1,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Lavagem de Itapuã,2,Lula,1,Mulheres Resilientes,1,Mundo,170,Noticias,1150,Otto,1,Otto Alencar,4,Policia,19,Polícia,1,Politica,1157,Política,4,Porto Seguro,15,Prefeita Dâna Maria,1,Presidente Tancredo Neves,6,PSD,2,Publicidade,3,Rui Costa,1,Salvad,1,Salvado,6,Salvador,2674,Saude,47,Saúde,17,Segurança Pública,3,Sensual,1,Simoes Filho,3,Simões Filho,4,Teixeira de Freitas,22,Topo,2,Vera Cruz,2,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Vida a dois: psicóloga explica a importância da boa comunicação
Vida a dois: psicóloga explica a importância da boa comunicação
https://imagens.acordacidade.com.br/wp-content/uploads/2022/06/12085113/Psicologa-e-docente-do-curso-de-Psicologia-da-Estacio-do-Ceara-Sarah-Kurz.-1.jpeg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2022/06/vida-dois-psicologa-explica-importancia.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2022/06/vida-dois-psicologa-explica-importancia.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content