Resultado final deve ser homologado nesta segunda-feira, mas boca de urna aponta que grupo que governa o Japão terá pelo menos 69 das 125 cadeiras
Dois dias após o ex-primeiro ministro Shinzo Abe morrer ao ser baleado durante um comício, a coalizão governista venceu as eleições japonesas no domingo (10). O resultado oficial será divulgado nesta segunda-feira (11), mas o grupo de Shinzo Abe deve ficar com pelo menos 69 das 125 vagas na Câmara Alta.
O Partido Liberal Democrático (LDP) do primeiro-ministro Fumio Kishida, do qual Abe permaneceu um legislador influente, e seu partido parceiro Komeito podem chegar a 83 assentos, segundo pesquisa de boca de urna pela emissora pública NHK. Atualmente, a coalizão dispõe de 69 cadeiras.
As eleições para a câmara alta são tipicamente um referendo sobre o governo em exercício. A mudança de governo não estava em jogo, pois isso é determinado pela câmara baixa. O resultado eleitoral pode ajudar Kishida a consolidar seu governo na recuperação do país asiático da pandemia de Covid-19, contendo o aumento dos preços ao consumidor.
“É significativo que tenhamos conseguido reunir esta eleição em um momento em que a violência estava abalando as bases da eleição”, disse Kishida, após a pesquisa de boca de urna.“Neste momento, enquanto enfrentamos problemas como o coronavírus, a Ucrânia e a inflação, a solidariedade dentro do governo e dos partidos de coalizão é vital”, acrescentou.
Fonte: CNN Brasil
Fonte: CNN Brasil
from Ebahia News https://ift.tt/EcKxUy7
COMMENTS