Atividades temáticas ocorrem durante três dias e marcam também o Dia Nacional das Artes
A CAIXA Cultural celebra o Dia dos Pais com programação para toda a família nas diversas linguagens artísticas. As atividades ocorrem entre 12 e 14 de agosto (sexta-feira a domingo) e oferecem, a soteropolitanos e turistas, oficinas de pintura, música e circo, além de encontros pensados especialmente para pais e filhos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site da CAIXA Cultural. No dia 12 de agosto (sexta-feira), quando se celebra o Dia Nacional das Artes, os visitantes poderão participar de diversas atividades ao longo do dia.
Os adultos poderão se divertir com a oficina de Pintura com Lápis de Cor (10h) e os pequeninos irão escolher entre os ateliês de Desenho e Pintura com Gu ache (11h), de Construção de Instrumentos Musicais (14h), ou de Arte Circense (14h), que propõe práticas diversificadas para crianças, como brincadeiras, jogos e exercícios do universo circense. Já nos dias 13 e 14 de agosto (sábado e domingo), a partir das 10h, a CAIXA Cultural estará aberta para toda a família, em comemoração do Dia dos Pais. Um circuito de atividades lúdicas, como brincadeira de elástico, circuito com obstáculos e corrida dos sentados, entre outras, permitirá a interação entre pais, filhos e outros familiares.
Além disso, as famílias serão convidadas para visitas mediadas às mostras em cartaz na CAIXA Cultural. Entre elas, Metade Paisagem, Metade Poesia, que faz uma homenagem à cidade de Salvador, expondo obras que retratam paisagens urbanas, praias, religiosidade e a relação dos soteropolitanos com as águas. Estão à mostra pinturas e esculturas de artistas baianos e radicados na Bahia, como Carybé, João José Rescala e Eliana Kertész. CAIXA Cultural Salvador – Situada em um prédio do Século XVII, a CAIXA Cultural Salvador é um monumento histórico na capital baiana.
Com elementos originais do estilo Barroco, tais como portada, arcos, teto em gamelas e painel de azulejos do século XVII, o espaço já foi casa de orações dos jesuítas e testemunhou a fundação do Esporte Clube Bahia. Ali encontram-se importantes vestígios arqueológicos. No processo de restauração para abertura da CAIXA Cultural Salvador, foi feita uma escavação arqueológica e foram encontrados inúmeros fragmentos, alguns do Século XVII, dentre os quais: louças, metais, cerâmicas, moedas, inclusive uma medalha jesuítica do Século XVIII.
Tais peças encontram-se expostas em um sítio arqueológico e somam-se aos recortes construtivos cuidadosamente preservados nos ambientes da unidade, de modo que conectam o passado da Casa à sua ocupação atual, fazendo uma “arqueologia do presente”.
Fonte: bahia.ba
COMMENTS