Prefeitura oferece desconto a empresas que utilizam energia fotovoltaica


Abatimento varia de 5% a 10% do valor, dependendo da energia produzida


Foto: Adriano Villela/bahia.ba

A Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), em parceria com a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), desenvolveu o ‘Salvador Solar’, programa de incentivo para o uso da energia solar que beneficia empresas da capital baiana. A estratégia pretende posicionar o município como uma referência nacional no quesito energia limpa, proporcionando maior qualidade de vida à população e equilíbrio ambiental.

De acordo com a titular da Secis, Marcelle Moraes, o programa é extremamente importante para o município, pois estimula a geração de energia fotovoltaica, fazendo energia limpa para Salvador. “O programa agora vai contemplar também novos empreendimentos comerciais que ainda não eram beneficiados, fazendo diminuir a poluição e ajudando o meio ambiente, gerando energia limpa e sustentável”.

Hoje, quase 90 residências são contempladas e certificadas com o Programa Salvador Solar. Agora, com a entrada dos empreendimentos comerciais, que também serão contemplados, será possível solicitar descontos também no IPTU Amarelo. Anteriormente, a solicitação era possível apenas para o IPTU Verde.

O abatimento varia de 5% a 10% do valor, dependendo da energia produzida. “A intenção é estimular, de fato, cada vez mais pessoas a adquirirem o sistema de energia fotovoltaica”, disse Marcelle.

Os interessados devem acessar o site, juntar toda a documentação solicitada e enviar para o e-mail secis@salvador.ba.gov.br ou entregar presencialmente na sede da Secis, localizada na Rua da Grécia, 43, no Comércio. Para receber o desconto no IPTU já em 2023, as residências devem ser certificadas até o último dia útil do mês de outubro e o sistema precisa estar em operação há, no mínimo, três meses.

Legislação

Salvador já possui, oficialmente, a Lei 9.620/2022, que institui a Política Municipal de Incentivo à Energia Solar Fotovoltaica. O texto estabelece incentivos ao uso, desenvolvimento e expansão da geração da fonte sustentável em Salvador.

Entre as diretrizes está o estímulo a investimentos, implantação, uso e desenvolvimento de sistemas de geração distribuída de energia solar, por autoprodução e geração compartilhada, em empreendimentos públicos e privados, residenciais, comunitários, comerciais, industriais, de modo que aumente e diversifique a matriz energética do Município.

Um dos principais benefícios da Política Municipal de Incentivo à Energia Solar Fotovoltaica será o desconto de 60% no ISS para o serviço de instalação das placas fotovoltaicas, passando de 5% para 2%, barateando ainda mais os custos de investimento.

Aliado a essa medida, outro incentivo já existente é o programa IPTU Amarelo, da Secis, que oferece descontos de até 10% no Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). A novidade é que, além de residências, estabelecimentos comerciais e indústrias que utilizam o sistema de energia renovável também poderão obter o benefício.

A política municipal também terá como finalidade o incentivo à instalação de microgeração e minigeração distribuída solar fotovoltaica, a mitigação dos gases de efeito estufa (GEE), a capacitação profissional, a redução de desigualdades socioeconômicas e o desenvolvimento científico e tecnológico na área de energia solar fotovoltaica.

Além disso, visa estimular a implantação de energia solar nos órgãos da Prefeitura, bem como de projetos de eficiência energética, visando à diminuição, por parte do Poder Público, dos gastos com a energia elétrica convencional e da emissão de gases de efeito estufa (GEE) na cidade.

Fonte: bahia.ba

COMMENTS

Nome

@alba,829,@alba Destaque,6,@deputadonelsonleal,1,A3,2,A31,2,abril,21,ACM NETO,4,ADEB,2,ALBA,12,Aliança Pelo Brasil,2,Assembleia de Carinho,1,Bahia,1203,bahia Salvador,1,BOLSONARO,1,Brasil,1261,Brasil Otto Alencar,1,Brasília,3,Bruno Réis,3,Camaçari,1,Carnaval,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,Coronavirus,1,Covid19,1,D'jane Silva,6,Débora Santana,5,Denúncia,27,des,5,Destaque,1702,dez,5,Dinha,1,Diógenes Tolentino,1,Ebahia News,9,Economia,180,Eduardo Alencar,1,Educacao,11,Eleições,9,eleições 2020,1,Eleições 2022,80,eleições Abílio Santana,1,Elizeu Rosa,21,Entretenimento,59,Esporte,20,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Futebol,5,Governador,2,Governador Mangabeira,10,IFTTT,9,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Itanagra,1,Itaparica,1,IVB,1,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Lavagem de Itapuã,2,Lula,1,Mulheres Resilientes,1,Mundo,127,Noticias,1149,Otto,1,Otto Alencar,4,Polícia,1,Politica,718,Política,3,Porto Seguro,15,Prefeita Dâna Maria,1,Presidente Tancredo Neves,6,PSD,2,Publicidade,3,Rui Costa,1,Salvador,1269,Saude,13,Saúde,16,Segurança Pública,3,Sensual,1,Simoes Filho,3,Simões Filho,4,Teixeira de Freitas,22,Topo,2,Vera Cruz,2,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Prefeitura oferece desconto a empresas que utilizam energia fotovoltaica
Prefeitura oferece desconto a empresas que utilizam energia fotovoltaica
https://d1x4bjge7r9nas.cloudfront.net/wp-content/uploads/2021/10/27080500/Sem-t%C3%ADtulo47.png
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2022/08/prefeitura-oferece-desconto-empresas.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2022/08/prefeitura-oferece-desconto-empresas.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content