Indicador do FGV Ibre acumula alta de 8,29% no intervalo de 12 meses

Utilizado para definir o reajuste na maioria dos contratos de aluguel, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) caiu 0,91% na segunda prévia de setembro. O indicador do Instituto Brasileiro de Economia (FGV-Ibre), que recuou 0,57% em agosto, acumula alta de 8,29% no intervalo de 12 meses. Os números foram divulgados nesta terça-feira (20).
Dois dos três componentes do indicador registraram queda neste mês. O índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M) teve deflação mais acentuada (-1,22%, contra 0,5% no mesmo período de agosto). Destaque para os subgrupos combustíveis para o consumo – passou de -5,30% para -6,90% – , e combustíveis e lubrificantes para a produção (foi de -0,42% para -5,59%).
Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M) reduziu o ritmo da deflação, que passou de – 1,43% para – 0,12%, registrado agora. Seis das oito classes de despesas do IPC-M tiveram taxas maiores neste mês. O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) fez o movimento contrário. Marcou variação positiva (0,07%), mas em ritmo menor do que no mês anterior, quando registrou alta de 0,54%.
Fonte: CNN Brasil
COMMENTS