Com investimento de R$ 135,4 milhões, as obras estão previstas para serem concluídas em até 16 meses

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) assinou, nesta quarta-feira (14), a ordem de serviço para o início das obras de requalificação da orla de Pituaçu, em Salvador, compreendendo uma extensão de 3,5 quilômetros, entre as praias da Boca do Rio, dos Artistas, Pituaçu, Jaguaribe, até Piatã.
Com investimento de R$ 135,4 milhões e previsão de conclusão de até 16 meses, a intervenção prevê mudança no traçado da Avenida Octávio Mangabeira na região, além da implantação de novos espaços de lazer, mobiliários e atrativos para a população.
“Este será um dos últimos trechos de orla a ser requalificado. E vamos transformar mais esta região da cidade, e concorrerá para ser o trecho de orla atlântica mais bonito do Brasil, envolvendo diversos equipamentos públicos, áreas de lazer e, claro, a questão social”, disse o gestor municipal, apontando a intervenção como vetor do desenvolvimento econômico e turístico.
“Além de gerarem empregos diretos, as obras têm a função de transformar a realidade das regiões onde acontecem. Somente aqui iremos implantar 13 grandes quiosques, para assegurar os negócios de quem já explora as atividades comerciais na orla. E abriremos espaços para que muitos outros surjam. Será valorizada a economia local com o turismo de sol e praia, que é uma das principais atividades que geram renda para a cidade. Assim, ganha o motorista de aplicativo, ganha o taxista, os bares, restaurantes, os produtores de eventos. Com certeza teremos aqui mais um cartão postal recuperado, que fará de Salvador o primeiro destino turístico do país”, pontuou o prefeito.
EQUIPAMENTOS URBANOS
A intervenção na orla de Pituaçu prevê a implantação de diversos equipamentos urbanos, a exemplo de 25 quiosques, sendo 13 unidades para funcionamento de bares e restaurantes, seis para venda de coco verde e outras seis para baianas de acarajé. O projeto contempla também a construção de três academias ao ar livre; quatro parques infantis; nove quadras de beach tênis; uma quadra de futsal com grama sintética, além de uma contenção de alvenaria de pedra.
MOBILIDADE
Com as obras serão realizadas intervenções nas vias para permitir a implantação de novos espaços para o conforto dos pedestres, ciclistas e carros. Neste sentido, será alterado um trecho da Avenida Octávio Mangabeira que faz o tráfego sentido Pituba-Itapuã. Com a mudança, a parte interna será alinhada com a com a Rua Carimbamba, que faz o tráfego oposto.
Um calçadão, com rampas de acesso, será criado para abrigar atrações voltadas ao lazer, turismo e serviços comerciais. A pavimentação asfáltica será renovada e as calçadas serão em sua maioria de concreto lavado cinza, com piso em pedra portuguesa. A região terá uma nova ciclovia e o estacionamento para carros e motos será redimensionado. Estão previstos também pontos e baias de ônibus, iluminação pública moderna em LED e sinalização de trânsito.
Fonte: bahia.ba
COMMENTS