Com 51,62% de acessos, a Central 156 se consolidou como principal canal de comunicação para registro de demandas
No primeiro semestre de 2022, o Fala Salvador registrou quase 900 mil solicitações. Cerca de 53% das demandas são pedidos para realização de serviços municipais, seguidas de pedidos de informação (45,08%). Elogios, reclamações, serviços emergenciais, cumprimento da Lei de Acesso à Informação, além de sugestões e denúncias (2,43%) aparecem na sequência.
Dentre as solicitações destacam-se os serviços do Cadastro Único (15,39%), marcação de consultas, exames e dispensação de medicamentos (20,73%), agendamento para Prefeitura-Bairro (14,75%), Cartão SUS (5,12%), busca de emprego através do Simm (4,58) e Bolsa Família (4,55%).
As secretarias municipais mais demandadas foram as de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Saúde (SMS) e Emprego e Renda (Semdec) que, juntas, reuniram 68,93% das solicitações. Com a atuação conjunta dos órgãos municipais, 97,87% das solicitações recebidas até o momento foram concluídas.
No intuito de agilizar as respostas aos cidadãos, desde o ano passado a Ouvidoria-Geral do Município (OGM) ampliou os multimeios de contato, visando celeridade e efetividade. Como consequência, foi registrada uma redução no tempo de espera no atendimento da Central 156, que anteriormente ultrapassava, em média, mais de 40 minutos – hoje, o cidadão é atendido em, aproximadamente, dois minutos, sendo que em alguns serviços a recepção da chamada é instantânea.
Com 51,62% de acessos, a Central 156 se consolidou como principal canal de comunicação para registro de demandas. Mas também são disponibilizados outros meios de interação, como o chat, através do Portal Fala Salvador, além de utilizar o serviço do voicer, um tipo de telemarketing ativo, para demandas de informação/convocação sobre as ações da Prefeitura.
Ações e projetos – Como compromisso em dar respostas aos cidadãos referentes às demandas registradas no Fala Salvador, a ouvidoria mobilizou a Rede de Ouvidores para um mutirão, com o objetivo de apurar as solicitações que estão para vencer no sistema.
Além disso, outros temas importantes integram os projetos, como os que envolvem o bem-estar animal, combate ao racismo, combate à violência doméstica e campanhas educativas nos bairros.
Fonte: bahia.ba
COMMENTS