A ministra das Relações Exteriores, Liz Truss, é favorita na disputa com o ex-ministro das Finanças, Rishi Sunak
O Partido Conservador do Reino Unido divulga nesta segunda-feira (5) o resultado das eleições gerais para a escolha do líder da legenda, que tem maioria no parlamento britânico. O vencedor assume o cargo de primeiro-ministro, em lugar do demissionário Boris Johnson, envolvido em denúncias como o descumprimento do lockdown para combate à Covid-19 imposto pelo próprio governo.
A ministra das Relações Exteriores, Liz Truss, é favorita na disputa com o ex-ministro das Finanças, Rishi Sunak. A votação com os membros do partido envolveu apenas estes dois postulantes. Defensora do corte de impostos, Liz Truss tem uma plataforma mais próxima do que anseia a maioria dos conservadores britânicos.
Na terça-feira (6), quebrando a tradição, a nomeação do(a) eleito (a) não será no Palácio de Buckingham, em Londres, mas no Castelo de Balmoral, na Escócia. É neste endereço que a rainha Elizabeth fica durante o verão.
Espera-se que Johnson faça uma declaração fora da residência oficial e escritório de Downing Street na manhã de terça (6), antes de viajar para a Escócia para apresentar sua renúncia à rainha. O vencedor da eleição se reunirá com a monarca em seguida e será oficialmente convidado a formar um governo após este encontro.
Fonte: G1
from Ebahia News https://ift.tt/BLNeEwV
COMMENTS