Previsão do mercado para a inflação foi reduzida pela 16ª semana seguida
Projeção divulgada nesta segunda-feira (17), no Boletim Focus, aponta que os analistas do mercado esperam que os indicadores oficiais de inflação e da atividade econômica fechem o ano com variações de 5,62% e 2,71% respectivamente. No caso do índice inflacionário, a taxa do IPCA foi reduzida pela 16ª semana seguida, passando de 5,71% para 5,61%. Ainda que a taxa menor seja confirmada, seria o segundo ano seguido de estouro do teto da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
Para o próximo ano, os economistas das instituições financeiras mais influentes esperam uma variação de 4,97%. No PIB, a estimativa teve uma leve variação (de 2,7% para 2,71%) agora e ficou em 0,59% no próximo ano. Nesta segunda-feira, o Banco Central divulgou que o indicador medido pela autoridade monetária recuou 1,13% em agosto.
O Boletim Focus também traz a previsão de que o dólar fechará 2022 sendo negociado a R$ 5,2, se mantendo nesta faixa no próximo ano. Nesta semana, o câmbio abriu com valorização do real, mas com o dólar vendido acima do valor estimado no Focus (R$ 5,2878).
Com informações da Agência Brasil
Com informações da Agência Brasil
COMMENTS