A Bahia tem a maior incidência da doença falciforme no Brasil, superando a média nacional
Com o objetivo de discutir os cuidados às pessoas com doença falciforme, a equipe multiprofissional do ambulatório da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) realiza um evento na próxima quarta-feira (19), das 9h às 12h, em Salvador.
A iniciativa acontece no auditório da instituição, para celebrará o Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes, comemorado em 27 de outubro. A data foi instituída pela Lei nº 12.104/2009 e tem como objetivo incentivar ações de esclarecimento, educação, informação e intensificação do diagnóstico da doença.
Patologia genética e hereditária, a doença falcifome caracteriza-se por uma alteração nos glóbulos vermelhos que adquirem o aspecto de uma foice (falciforme), dificultando a passagem do sangue pelos vasos sanguíneos. A detecção é feita através do exame eletroforese de hemoglobina, como o teste do pezinho, realizado gratuitamente antes do bebê receber alta da maternidade.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a Bahia tem a maior incidência da doença falciforme no Brasil, superando a média nacional. De cada 650 nascidos vivos no estado, um possui a enfermidade, enquanto no país a incidência é de um bebê a cada mil nascimentos. Por ser de origem africana, a doença é mais prevalecente,mas não exclusiva, em pardos e negros.
Fonte: bahia.ba
from Ebahia News https://ift.tt/t2JcKVh
COMMENTS