Ela derrotou a adversária por 58,70% a 41,30%, conquistando a marca histórica de primeira mulher eleita para o governo do estado
Com 58,70% dos votos válidos, Raquel Lyra (PSDB) foi eleita governadora de Pernambuco, após derrotar Marília Arraes (Solidariedade), que teve 41,30%. Esta é a primeira vez na história que o estado será comandado por uma mulher. A vice-governadora eleita é Priscila Krause (Cidadania).
Formada em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós-graduação em direito econômico e de empresas, Raquel tem 44 anos e é servidora concursada da Procuradoria-Geral do Estado.
Ela foi eleita deputada estadual em 2010, pelo PSB, mas licenciou-se do cargo para assumir a Secretaria da Criança e da Juventude no segundo mandato de Eduardo Campos (PSB). Em 2014, foi reeleita deputada estadual.
Em 2016, Raquel Lyra se filiou ao PSDB, partido do qual faz parte atualmente, e no mesmo ano se elegeu prefeita de Caruaru, tendo conquistado mais um mandato em 2020. Ela renunciou ao cargo em março deste ano para concorrer ao governo de Pernambuco.
Fonte: bahia.ba
COMMENTS