Bienal do Livro movimenta Salvador até a próxima terça (15)

Bienal do Livro movimenta Salvador até a próxima terça (15)

Fotos: Valter Pontes/Secom


Após nove anos, finalmente a capital baiana volta a reencontrar um dos maiores eventos literários do país: a Bienal do Livro Bahia. A abertura do evento, ocorrido na manhã desta quinta-feira (10), no Centro de Convenções Salvador, na Boca do Rio, contou com as presenças do prefeito Bruno Reis e da diretora da GL Events, responsável pela Bienal, Tatiana Zaccaro, dentre outras autoridades, convidados e público.


Para o prefeito, a Bienal do Livro faz referência a um resgate da história da literatura na Bahia, que reúne nomes como Gregório de Mattos, Castro Alves, Ruy Barbosa, Jorge Amado e João Ubaldo Ribeiro, dentre outros. “Isso é um estímulo para os jovens, os adolescentes e as crianças entrem em contato com o mundo da leitura. Sem sombra de dúvidas, esse é um dos principais eventos literários e culturais do país e, depois de nove anos, estamos trazendo novamente a Bienal do Livro neste novo Centro de Convenções, com os dois pavilhões lotados e a expectativa é de que mais de 80 mil pessoas estejam aqui”, declarou Bruno Reis.


O chefe do Executivo municipal lembrou ainda que os estudantes e professores de escolas da rede de ensino da capital baiana estão ganhando um voucher para a aquisição de livros no evento. “A intenção é estimular a leitura e, com certeza, contribuir para melhorar ainda mais a qualidade da educação de Salvador”, completou.



De acordo com Tatiana Zaccaro, a edição 2022 da Bienal tem uma programação intensa, com recorde de participação de autores: são mais de 100 escritores. “Quando pensamos que a Bienal seria retomada após a construção do Centro de Convenções, veio a pandemia, que adiou por mais dois anos esse evento. O lado bom foi que isso motivou toda a equipe e o grupo de curadores para que a gente tivesse hoje a maior, mais inclusiva e mais democrática Bienal do Livro da Bahia. Vamos ressaltar aqui a importância das histórias, da literatura e das narrativas”, salientou.


Rede municipal – Já na abertura, dezenas de estudantes da rede municipal de ensino aproveitavam cada momento da presença na Bienal, num misto de encantamento e empolgação. “Leio desde os meus três anos de idade, gosto mais de ler sagas de livros e em todos os lugares estou com um livro na mão. Esta é a primeira vez que participo de um evento como esse e estou realizando um sonho. Já visitei alguns estandes e vi vários títulos que quero comprar”, relatou Pedro Gabriel Cunha, de 16 anos, aluno do 9º ano da Escola Municipal Pirajá da Silva, em Pirajá.



Professor de História e Geografia na Escola Municipal Arx Tourinho, Maurício Carvalho, 45 anos, declarou que a Bienal traz mais conhecimento e cultura à população. “Para os alunos, este momento abre várias portas do conhecimento na literatura, arte e cultura. É importante a Prefeitura proporcionar ao alunado esse passeio pedagógico, esse contato com os livros, para terem uma outra visão de mundo”.



Para o titular da Smed, Marcelo Oliveira, a literatura é uma importante ferramenta para a recuperação da educação municipal, após dois anos de atividades presenciais suspensas devido à pandemia de Covid-19. “Precisamos recuperar a perda do aprendizado. E para que os alunos possam aprender a ler, que é o papel óbvio da alfabetização, precisam ter acesso a livros. Esse é o nosso grande desafio: fazer com os alunos tenham o prazer da leitura. Nesta Bienal, estamos trazendo cinco mil crianças e outras 13 mil virão acompanhadas de seus pais, de forma gratuita. Além disso, estamos concedendo vouchers aos estudantes e professores para compra de livros”, destacou.



Renovação do público – Dentro da Bienal, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) traz uma programação especial com espetáculos, oficinas, contação de histórias, lançamento de livros e rodas de conversa, dentre outras atividades. A intenção, de acordo com o presidente da instituição, Fernando Guerreiro, é contribuir para o fortalecimento da cultura do livro e da leitura.



“Cheguei cedo, me deparei com um monte de estudante chegando e isso me emocionou muito. Esse é o objetivo da bienal: estimular a leitura. Depois de nove anos, o evento volta com outro formato, e a FGM está trazendo os autores baianos. Temos todos que participar dessa iniciativa, trazer nossos filhos, netos e sobrinhos pra circular nesse ambiente riquíssimo, no sentido de divulgar a leitura e fazer crescer cada vez mais esse movimento”, avaliou Guerreiro.



Programação – A Bienal do Livro Bahia traz ainda 200 expositores e grandes nomes como Lázaro Ramos, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Karina Buhr, Itamar Vieira Jr., Djamila Ribeiro, Rodrigo França, Silvio Almeida, Tainá Muller e Thalita Rebouças. Os ingressos são vendidos a R$20 (inteira) e R$10 (meia) para estudantes, pessoas com deficiência, idosos a partir de 60 anos e funcionários da Prefeitura de Salvador com apresentação do crachá ou contracheque e documento com foto. A programação completa pode ser conferida no site www.bienaldolivrobahia.com.br .

Fonte: SECOM/Salvador

COMMENTS

Nome

@alba,2306,@alba Destaque,7,@deputadonelsonleal,1,A3,4,A31,2,abril,21,ACM NETO,4,ADEB,2,ALBA,12,Aliança Pelo Brasil,2,Assembleia de Carinho,1,Bahia,2684,bahia Salvador,1,BOLSONARO,1,Brasil,2742,Brasil Otto Alencar,1,Brasília,3,Bruno Réis,3,Camaçari,1,Carnaval,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,Coronavirus,1,Covid19,1,D'jane Silva,6,Débora Santana,5,Denúncia,27,des,5,Destaque,3183,dez,5,Dinha,1,Diógenes Tolentino,1,Ebahia News,42,Economia,512,Eduardo Alencar,1,Educacao,17,Educação,4,Elei@alba,3,Eleições,10,eleições 2020,2,Eleições 2022,391,eleições Abílio Santana,1,Elizeu Rosa,21,Entretenimento,60,Esporte,22,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Fonte: bahia.ba,1,fute@alba,1,Futebol,48,Governador,2,Governador Mangabeira,10,IFTTT,42,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Itanagra,1,Itaparica,1,IVB,1,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Lavagem de Itapuã,2,Lula,1,Mulheres Resilientes,1,Mundo,175,Noticias,1150,Otto,1,Otto Alencar,4,Policia,21,Polícia,1,Politica,1161,Política,4,Porto Seguro,15,Prefeita Dâna Maria,1,Presidente Tancredo Neves,6,PSD,2,Publicidade,3,Rui Costa,1,Salvad,1,Salvado,6,Salvador,2743,Saude,53,Saúde,17,Segurança Pública,3,Sensual,1,Simoes Filho,3,Simões Filho,4,Teixeira de Freitas,22,Topo,2,Vera Cruz,2,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Bienal do Livro movimenta Salvador até a próxima terça (15)
Bienal do Livro movimenta Salvador até a próxima terça (15)
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjgFMgbNJVRTyDUZ_eUG6P8B1KUsRSetCriACA3NkZ3f1cOs8Akns_HT_A7GUUdkvXPmAqtGnPmqox3p9WEClEJ34aevzgbjTo-RF0GPaNgNRz5q-J_n1tFVZpFgxr2EwTV8ebnV6PMfP1JdDUOBUnKhSFBtH74HEN56oXZV_AVACOrVWl9N7ssoVA9/w640-h426/10_11_2022_Prefeito_Bruno_Reis_Abertura_Bienal_do_Livro_Bahia_Foto_Valter_Pontes_Secom_PMS%20(7).jpeg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjgFMgbNJVRTyDUZ_eUG6P8B1KUsRSetCriACA3NkZ3f1cOs8Akns_HT_A7GUUdkvXPmAqtGnPmqox3p9WEClEJ34aevzgbjTo-RF0GPaNgNRz5q-J_n1tFVZpFgxr2EwTV8ebnV6PMfP1JdDUOBUnKhSFBtH74HEN56oXZV_AVACOrVWl9N7ssoVA9/s72-w640-c-h426/10_11_2022_Prefeito_Bruno_Reis_Abertura_Bienal_do_Livro_Bahia_Foto_Valter_Pontes_Secom_PMS%20(7).jpeg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2022/11/bienal-do-livro-movimenta-salvador-ate.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2022/11/bienal-do-livro-movimenta-salvador-ate.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content