Especialistas se reúnem em Salvador para discutir desafios do transporte público



Especialistas se reúnem em Salvador para discutir desafios do transporte público


Fotos: Lucas Moura/Secom


O prefeito Bruno Reis e o secretário de Mobilidade de Salvador, Fabrizzio Muller, participaram, nesta segunda-feira (21), da abertura da 113ª edição do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade, que ocorreu no Wish Hotel, no Campo Grande. O encontro tem o objetivo de apresentar soluções e discutir os principais entraves para a mobilidade urbana no país, e reúne secretários de todos os estados da Federação. O evento contou ainda com as participações de Renato Telles, presidente do Fórum Nacional de Mobilidade Urbana (FMNU) e Ailton Brasiliense, presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

O prefeito destacou a importância da realização do fórum em Salvador, principalmente neste momento em que a mobilidade urbana e o transporte público representam os maiores desafios de uma cidade. Ele relatou que, ao assumir a gestão, o sistema de transporte na capital baiana estava sob interdição.



“Isso se deveu à divisão desigual de receita, à implementação de novos modais e à pandemia que reduziu bastante o número de passageiros. Então, foi preciso assumir a gestão de parte do sistema, comprar combustível, cuidar da manutenção dos veículos e administração do sistema ao mesmo tempo”, disse Reis.


O gestor soteropolitano também ressaltou que a tarifa já não remunera mais o sistema. “Atualmente, é inviável custear o transporte público nesse país. É preciso achar novos caminhos para subsidiar o sistema, resolver entraves com maquinário, pessoal e demais responsabilidades, como achar novas fontes de financiamento, buscar redução de impostos, dentre outras necessidades", completou.



Discussões – O presidente do FMNU, Renato Telles, destacou que o fórum tem o objetivo de gerar conteúdo técnico para subsidiar as prefeituras com informação e conteúdo, para que possam buscar melhor qualidade de vida para as cidades. “Essa é uma oportunidade rica para coletivizar anseios, dúvidas e problemas, buscando alternativas e soluções para as angústias que afligem nossas cidades, oferecendo cada vez mais a qualidade de vida de nossas populações".



"Esse é o principal fórum de discussão do setor, pois reúne os principais dirigentes de todo o país. Temos representantes de todas as cidades e aqui discutimos inúmeras questões importantes a respeito do transporte público, entre elas a remuneração do sistema de transporte, a forma de tarifação, a segurança viária, eletrificação da frota, transição da matriz energética, e demais assuntos importantes para o dia a dia das cidades, da população, buscando avançar e dar encaminhamento ao que for discutido aqui”, reforçou o titular da Semob, Fabrizzio Muller.



O evento terá ainda apresentações de autoridades de outros estados como Sergipe, São Paulo, Goiás e Paraná, e de representantes de instituições parceiras reconhecidas internacionalmente na área de mobilidade urbana, como a WRI, TUMI e GIZ. Entre os temas que serão discutidos durante o Fórum estão a gratuidade para idosos, a regulamentação dos aplicativos de transporte de passageiros, e a proposta do projeto de lei para criação do Marco Legal do Transporte Público.



Atividades – Em paralelo ao Fórum, também nesta segunda-feira (21) acontece o TUMI Day. O evento será realizado pela Iniciativa de Mobilidade Urbana Transformativa (TUMI), e reúne representantes das cinco cidades brasileiras escolhidas pela iniciativa para receber apoio técnico para a implantação de ônibus elétricos na operação de transporte. Durante o encontro, temas como modelos de negócios, financiamentos, estruturas necessárias e metas de sustentabilidade serão apresentadas e debatidas por técnicos da área de mobilidade.




Já na terça e quarta-feira (22 e 23) acontecem as reuniões do grupo Qualionibus, nas quais várias cidades e entidades que se reúnem para discutir diversas temáticas a respeito do transporte coletivo, tais como combate ao assédio sexual, financiamento, mobilidade e gênero, entre outros. O grupo fará também uma visita técnica ao BRT, onde poderá conhecer o local onde será implantado o Eletroterminal de Salvador, além de visitar o Centro de Controle Operacional (CCO) do BRT, um dos mais modernos do país.

Fonte: Secom/Salvador

COMMENTS

Nome

',1,@alba,2230,@alba Destaque,9,@deputadonelsonleal,1,a,2,A3,4,A31,2,abril,21,ACM NETO,4,ADEB,2,ALBA,659,Aliança Pelo Brasil,2,Assembleia de Carinho,1,Bahia,3255,bahia Salvador,2,BOLSONARO,1,Brasil,3311,Brasil Otto Alencar,1,Brasília,3,Brasilm,2,Bruno Réis,3,Camaçari,1,Carnaval,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,Coronavirus,1,Covid19,1,D'jane Silva,6,Débora Santana,5,Denúncia,27,des,5,Destaque,3753,dez,5,Dinha,1,Diógenes Tolentino,1,Ebahia News,29,Economia,501,Eduardo Alencar,1,Educacao,16,Educação,4,Elei@alba,3,Eleições,9,eleições 2020,2,Eleições 2022,377,eleições Abílio Santana,1,Elizeu Rosa,21,Entretenimento,60,Esporte,22,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Fonte: bahia.ba,1,Futebol,42,Governador,2,Governador Mangabeira,10,IFTTT,272,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Itanagra,1,Itaparica,1,IVB,1,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Lavagem de Itapuã,2,Lula,1,Mulheres Resilientes,1,Mundo,170,Noticias,1150,Notícias ao Minuto Brasil - Brasil,243,Otto,1,Otto Alencar,4,Policia,23,Polícia,1,Politica,1171,Política,4,Porto Seguro,15,Prefeita Dâna Maria,1,Presidente Tancredo Neves,6,PSD,2,Publicidade,3,Rui Costa,1,Salvad,1,Salvado,6,Salvador,3311,Saude,46,Saúde,17,Segurança Pública,3,Sensual,1,Simoes Filho,3,Simões Filho,4,Teixeira de Freitas,22,Topo,2,Vera Cruz,2,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Especialistas se reúnem em Salvador para discutir desafios do transporte público
Especialistas se reúnem em Salvador para discutir desafios do transporte público
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiXdIApuCzWoyW3cgxPneJW7rDAsorpQ3TXejv2i2zLpUC4GcQNkevuC9SILN4lkNH3LJRZz36WeTROQL1HeJ5aHMTQ4U0AIImde5C1Xnm0XBtENwFldjmtGJfYC7p4wVJQCKo8spUR-d-d28-dTJ0XpoMwplp9EQBlnkeBsZlPoqC8rXQh1cvm07T8/w640-h426/21_11_2022_Prefeito_Bruno_Reis_Forum_Nacional_Mobilidade_Urbana_Foto_Lucas_Moura_Secom_PMS%20(2).jpeg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiXdIApuCzWoyW3cgxPneJW7rDAsorpQ3TXejv2i2zLpUC4GcQNkevuC9SILN4lkNH3LJRZz36WeTROQL1HeJ5aHMTQ4U0AIImde5C1Xnm0XBtENwFldjmtGJfYC7p4wVJQCKo8spUR-d-d28-dTJ0XpoMwplp9EQBlnkeBsZlPoqC8rXQh1cvm07T8/s72-w640-c-h426/21_11_2022_Prefeito_Bruno_Reis_Forum_Nacional_Mobilidade_Urbana_Foto_Lucas_Moura_Secom_PMS%20(2).jpeg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2022/11/especialistas-se-reunem-em-salvador.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2022/11/especialistas-se-reunem-em-salvador.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content