Mentorias ajudam universitários negros com autoconhecimento e planejamento de carreira



Mentorias ajudam universitários negros com autoconhecimento e planejamento de carreira




Fotos: Lucas Moura/Secom



Como parte das ações do Selo da Diversidade Étnico-Racial, o projeto Mentorias para Universitários Negros tem ajudado estudantes de graduação, com orientações sobre o mercado de trabalho, projetos de vida e planos de carreira. Iniciado em junho deste ano, o projeto conta com 15 mentorandos de instituições certificadas com o selo, a exemplo da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Faculdade Maurício de Nassau, Unijorge, Unifacs e Faculdade Visconde de Cairu.



A iniciativa foi desenvolvida pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur) e está estruturada em trilhas de aprendizagens, com mentorias em grupo e individuais, planejadas para o protagonismo negro e para que os jovens participantes desenvolvam o autoconhecimento e um maior entendimento sobre o mercado de trabalho.



Nove mentorias em grupo já foram realizadas. As vertentes foram sobre racismo institucional, racismo e antirracismo no Brasil, a importância da diversidade étnico-racial nas organizações, análise de perfil comportamental, autoconhecimento e empoderamento, educação financeira, comunicação assertiva e liderança e trabalho em equipe.



A secretária da Semur, Ivete Sacramento, destaca que a educação é um dos caminhos necessários para o combate à discriminação e transformação de uma sociedade mais justa e igualitária. “Apesar do aumento de negras e negros universitários, ainda persiste um número muito pequeno em cargos de liderança. O projeto vem com esse propósito, pois possibilita a troca de vivências entre mentores, profissionais experientes e os mentorados, que são os universitários, levando-os a refletirem sobre si e seu espaço e encorajando-os a desvendar novos caminhos”, afirma.



O coordenador de projetos e políticas da Reparação da Semur, Alison Sodré acrescenta ainda que, apesar do avanço dos programas sociais e do acesso às universidades, conquistado por meio das ações afirmativas, os jovens negros encontram dificuldade de apoio para concluir a graduação e planejar a sua vida profissional. “Esse projeto surge, justamente, para dar um suporte e um direcionamento nesse sentido a esses jovens”, conta.



Este mês de novembro, foi finalizado o primeiro ciclo de mentorias e em dezembro a Semur prepara um encerramento, com a palestra de um profissional especializado. Já em 2023, uma nova temporada será aberta com a convocação de novos estudantes.



Experiência – Participante do projeto, Tainan Alajobí, de 24 anos, conta como têm sido importantes as mentorias. Após ingressar no Bacharelado Interdisciplinar de Humanidades da Ufba, em 2016, pensou em pedir transferência interna para o curso de direito, mas acabou descobrindo um mundo de possibilidades na atual graduação.



Atualmente, o estudante diz que não quer cursar direito, mas sim trabalhar com a garantia de direitos e com a gestão de políticas públicas. Para Alajobí, foi fundamental ter participado do processo de mentoria, no momento em que descobriu o que realmente desejava fazer e no espaço onde queria se desenvolver como profissional.





“Eu precisava, de fato, de uma mentoria para me programar melhor em relação aos meus próximos passos. No momento, estou no processo de estruturar o meu plano de carreira e com muitas expectativas boas para o futuro”, afirma.



O estudante de jornalismo Ítalo Oliveira também foi contemplado com as mentorias. No mês passado, realizou uma visita ao Salvador Shopping, onde pôde se reunir com o superintendente, gerentes e com a assessora de comunicação da organização. Ele conta que foi um momento de troca de experiências e informações, de orientação e de criação de network.



Para Glycia Pinto, coordenadora de RH do Salvador Shopping e mentora do projeto, trata-se de uma iniciativa que faz jus ao nome da Semur, com a proposição de inclusão e reparação. “Participar dessa iniciativa é participar da construção de um futuro mais diverso. Sem dúvida, uma oportunidade para aprendizados mútuos e um trabalho prazeroso. Que venham outros”.



Selo da Diversidade – O Selo da Diversidade Étnico-Racial foi instituído pela Semur em 2007 e tem como objetivo conscientizar organizações privadas e incentivá-las a realizar, em conjunto com esferas públicas, políticas de inclusão e de reparação racial, promovendo a diversidade étnico-racial dentro das instituições. O programa certifica empreendimentos nas categorias Compromisso e Reconhecimento. Atualmente, 150 empresas estão certificadas com o Selo da Diversidade Étnico-Racial em Salvador.

Fonte: Secom/Salvador


COMMENTS

Nome

@alba,2306,@alba Destaque,7,@deputadonelsonleal,1,A3,4,A31,2,abril,21,ACM NETO,4,ADEB,2,ALBA,12,Aliança Pelo Brasil,2,Assembleia de Carinho,1,Bahia,2684,bahia Salvador,1,BOLSONARO,1,Brasil,2742,Brasil Otto Alencar,1,Brasília,3,Bruno Réis,3,Camaçari,1,Carnaval,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,Coronavirus,1,Covid19,1,D'jane Silva,6,Débora Santana,5,Denúncia,27,des,5,Destaque,3183,dez,5,Dinha,1,Diógenes Tolentino,1,Ebahia News,42,Economia,512,Eduardo Alencar,1,Educacao,17,Educação,4,Elei@alba,3,Eleições,10,eleições 2020,2,Eleições 2022,391,eleições Abílio Santana,1,Elizeu Rosa,21,Entretenimento,60,Esporte,22,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Fonte: bahia.ba,1,fute@alba,1,Futebol,48,Governador,2,Governador Mangabeira,10,IFTTT,42,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Itanagra,1,Itaparica,1,IVB,1,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Lavagem de Itapuã,2,Lula,1,Mulheres Resilientes,1,Mundo,175,Noticias,1150,Otto,1,Otto Alencar,4,Policia,21,Polícia,1,Politica,1161,Política,4,Porto Seguro,15,Prefeita Dâna Maria,1,Presidente Tancredo Neves,6,PSD,2,Publicidade,3,Rui Costa,1,Salvad,1,Salvado,6,Salvador,2743,Saude,53,Saúde,17,Segurança Pública,3,Sensual,1,Simoes Filho,3,Simões Filho,4,Teixeira de Freitas,22,Topo,2,Vera Cruz,2,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Mentorias ajudam universitários negros com autoconhecimento e planejamento de carreira
Mentorias ajudam universitários negros com autoconhecimento e planejamento de carreira
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgo2eIWKs3RDoBtLEMVLE8_RTxvYWK6wJkIpmUCziMNd4-RbE_vI7-czH-Z2my2OgeVYYGNrmHhAc2BqzOJtxiLywMTzLJayQBMZh_LfXj8omrN3OONwKLFBarEhlWqKHVMMYLM1RjWUkffan-AzSsq2jgN6cilAFAr-u3S5qq7CnrJ_xmOdxYNCsgp/w640-h426/08.11%20-%20Projeto%20Mentorias%20para%20universit%C3%A1rios%20negros(as).%20%20(9)%20Alajobi.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgo2eIWKs3RDoBtLEMVLE8_RTxvYWK6wJkIpmUCziMNd4-RbE_vI7-czH-Z2my2OgeVYYGNrmHhAc2BqzOJtxiLywMTzLJayQBMZh_LfXj8omrN3OONwKLFBarEhlWqKHVMMYLM1RjWUkffan-AzSsq2jgN6cilAFAr-u3S5qq7CnrJ_xmOdxYNCsgp/s72-w640-c-h426/08.11%20-%20Projeto%20Mentorias%20para%20universit%C3%A1rios%20negros(as).%20%20(9)%20Alajobi.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2022/11/mentorias-ajudam-universitarios-negros.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2022/11/mentorias-ajudam-universitarios-negros.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content