O terminal ficará localizado ao lado da estação Rodoviária para uso exclusivo dos ônibus elétricos do modal
Secretário de Mobilidade (Semob), Fabrício Muller comemorou o início das obras do terminal de eletrocarga do BRT de Salvador, cuja ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Bruno Reis na manhã desta sexta-feira (23), no Centro de Controle Operacional (CCO) BRT Salvador. Na ocasião, o titular da Semob projetou o término das obras das estações da Pituba e Lapa. De acordo com a prefeitura, o eletroterminal ficará localizado ao lado da estação Rodoviária, uma das estações de maior demanda, para uso exclusivo dos ônibus elétricos do modal.
“Hoje Salvador deixa uma marca muito forte em direção ao futuro. Salvador tem sido protagonista nessa área [em ônibus elétricos]. Salvador não é a primeira cidade a ter ônibus elétricos, mas é uma das primeiras cidades a ter efetivamente ônibus elétricos rodando em linhas de BRT, linhas do dia a dia. E esse eletroterminal que o Prefeito dá a ordem de serviço hoje, ele é, em termos de carga, a maior eletroterminal em área pública no Brasil. Ele tem capacidade de 1600 quilowatts horas, capaz de carregar simultaneamente vinte ônibus e, ao longo do dia, gerar cargas de oportunidade toda vez que o ônibus parar para fazer um dos tempos regulamentares do motorista. Isso nos ajuda a melhorar a eficiência, isso nos traz um carro mais mais leve, mais barato, porque você precisa de menos bateria neles.” disse.
Segundo Muller, a previsão é que a capital baiana tenha 50 ônibus elétricos, em uma frota de 150 veículos do BRT. O titular da Semob informou, também que a estação da Lapa deve ficar pronta no final de 2023 e a da Pituba, em janeiro de 2023. “Até o final da obra, quando o BRT chegar até a Lapa, previsão final do ano que vem, nós teremos 150 ônibus do BRT, sendo que o nosso compromisso, em nosso planejamento interno, é 30% da frota, ou seja, 50 ônibus elétricos”, disse. “A estação da Pituba, ela fica pronta em janeiro, no final de janeiro, quando a gente já inicia outras linhas de BRT, dando um atendimento mais amplo a toda aquela região da Pituba.”, confirmou.
Fonte: bahia.ba
COMMENTS