Colônia de Pescadores do Rio Vermelho será reconstruída



Colônia de Pescadores do Rio Vermelho será reconstruída




Fotos: Betto Jr./Secom e Imagem: FMLF



A Colônia de Pescadores do Rio Vermelho, uma das mais longevas e tradicionais de Salvador, será reconstruída a partir de um projeto moderno da Prefeitura, elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF). A ordem de serviço que autoriza o início dos trabalhos de revitalização foi assinada pelo prefeito Bruno Reis nesta sexta-feira (6), no próprio local, situado ao lado da Vila Caramuru, no Largo da Mariquita. Também estiveram presentes a presidente da FMLF, Tânia Scofield, demais gestores municipais, pescadores e lideranças.



A previsão de entrega da obra, que começa logo após a Festa de Iemanjá, no dia 2 de fevereiro, é de cinco meses, e tem investimento de aproximadamente R$600 mil. “Estamos reconstruindo a oitava, de nove colônias de pescadores existentes na cidade. Neste caso, estamos beneficiando cerca de 60 trabalhadores, garantindo conforto, segurança e bem-estar a estas pessoas que tiram seu sustento do mar. Essa ação segue todas as normas técnicas de acessibilidade e saúde, proporcionando também o bem-estar de quem vem aqui adquirir o seu pescado. Então, isso é importante para os pescadores, que passam a ter um incremento em sua renda. Isso demonstra o respeito que temos por estes trabalhadores, tornando realidade essa obra que era um sonho deles".



O presidente da Colônia de Pescadores do Rio Vermelho, Almir Albergaria, lembra que há muito tempo os trabalhadores do lugar ansiavam por melhores condições de exercer o ofício. "Agora, com a reforma anunciada e com data para iniciar, só tenho a agradecer à Prefeitura. Isso é a dignidade do trabalho e o respeito que tanto buscamos. A colônia precisava dessa intervenção".



Há quatro décadas como pescador, Raimundo Alves, de 65 anos, afirma que a nova estrutura é uma vitória para todos os pescadores do Rio Vermelho. "Essa colônia representa nossa vida, pois é daqui que tiramos nosso sustento e de nossas famílias. Ficamos muito satisfeitos com o olhar do poder público sobre o nosso trabalho. A esperança é ter nosso trabalho cada dia mais prestigiado, com acesso melhor da população, mais infraestrutura e saneamento para melhorar nosso atendimento aos baianos".



Projeto – Construído em conjunto com os próprios pescadores, o projeto arquitetônico de reforma e ampliação da edificação contempla ambientes adequados para a guarda de motores das embarcações; área de convivência dos pescadores; sanitário masculino e feminino adaptados para portadores de mobilidade reduzida; quatro peixarias com espaço para freezers, bancadas para tratamento dos pescados e balcão para a comercialização dos produtos. Além disso, será priorizado o atendimento às normas de acessibilidade da edificação por parte dos usuários, com implantação inclusive de um acesso à praia e rampa em concreto para as embarcações dos pescadores.



A reconstrução ocorrerá em uma área de 572 m², sendo 174 m² de área construída. Dentre os serviços previstos para o local estão a edificação, com um pavimento que comporta quatro boxes, área de convivência, sala para armários/guarda motores, sanitários, área de jogos e pátio. Em relação à pavimentação, toda área externa será em piso intertravado e placas de concreto.



A nova estrutura deixará para trás o cenário existente de um local que não atende às exigências de salubridade, higiene e soluções de tratamento de esgoto e águas servidas, além de não contar com sanitários adequados, condições adequadas de armazenamento e comercialização do pescado. Ainda, por estar muito próximo da linha d’água do mar, a edificação sofre constantemente os efeitos da maré, inclusive com inundação das instalações.



A edificação será ampliada e implantada em uma cota mais alta, proporcionando a interligação das instalações hidrossanitárias à rede de captação da Embasa, responsável pela prestação dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do município, o que não acontecia anteriormente, quando todos os dejetos eram direcionados ao mar.



"Nosso objetivo é promover a reconstrução da Colônia de Pescadores do Rio Vermelho. É um projeto bonito, que dá toda uma estrutura para guardar material, área de convivência, sanitários separados para homens e mulheres, além dos boxes para comercialização dos produtos da pesca. Tivemos também todo o cuidado de preservar os símbolos religiosos deles, e atendemos, dentro do possível, tudo o que esta comunidade precisa", ressaltou Tânia Scofield.

Fonte: Secom/Salvador


COMMENTS

Nome

',1,@alba,2193,@alba Destaque,8,@deputadonelsonleal,1,a,1,A3,4,A31,2,abril,21,ACM NETO,4,ADEB,2,ALBA,250,Aliança Pelo Brasil,2,Assembleia de Carinho,1,Bahia,2808,bahia Salvador,2,BOLSONARO,1,Brasil,2866,Brasil Otto Alencar,1,Brasília,3,Bruno Réis,3,Camaçari,1,Carnaval,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,Coronavirus,1,Covid19,1,D'jane Silva,6,Débora Santana,5,Denúncia,27,des,5,Destaque,3307,dez,5,Dinha,1,Diógenes Tolentino,1,Ebahia News,29,Economia,484,Eduardo Alencar,1,Educacao,16,Educação,3,Elei@alba,3,Eleições,9,eleições 2020,2,Eleições 2022,377,eleições Abílio Santana,1,Elizeu Rosa,21,Entretenimento,60,Esporte,22,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Fonte: bahia.ba,1,Futebol,39,Governador,2,Governador Mangabeira,10,IFTTT,163,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Itanagra,1,Itaparica,1,IVB,1,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Lavagem de Itapuã,2,Lula,1,Mulheres Resilientes,1,Mundo,167,Noticias,1150,Notícias ao Minuto Brasil - Brasil,134,Otto,1,Otto Alencar,4,Policia,22,Polícia,1,Politica,1150,Política,4,Porto Seguro,15,Prefeita Dâna Maria,1,Presidente Tancredo Neves,6,PSD,2,Publicidade,3,Rui Costa,1,Salvad,1,Salvado,6,Salvador,2866,Saude,44,Saúde,17,Segurança Pública,3,Sensual,1,Simoes Filho,3,Simões Filho,4,Teixeira de Freitas,22,Topo,2,Vera Cruz,2,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Colônia de Pescadores do Rio Vermelho será reconstruída
Colônia de Pescadores do Rio Vermelho será reconstruída
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKm1wH4mcgUtHL3K0pUmY0eU6GvZ3HnBPF7TqN4P9EgKGxG-Uaewuf--YQgVk6ux2m3ts2kv52C_8DzJKK_XZJF4da_4Ofs5XQWOTQIq7fysNeamvbLffib8ztheiq6sraZoQPgZmMOuE6PnBs4TT5awQL0hKVNgGZYDCBO9c8Vr3dGMy6HXfcAXnR/w640-h428/05.jpeg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKm1wH4mcgUtHL3K0pUmY0eU6GvZ3HnBPF7TqN4P9EgKGxG-Uaewuf--YQgVk6ux2m3ts2kv52C_8DzJKK_XZJF4da_4Ofs5XQWOTQIq7fysNeamvbLffib8ztheiq6sraZoQPgZmMOuE6PnBs4TT5awQL0hKVNgGZYDCBO9c8Vr3dGMy6HXfcAXnR/s72-w640-c-h428/05.jpeg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2023/01/colonia-de-pescadores-do-rio-vermelho.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2023/01/colonia-de-pescadores-do-rio-vermelho.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content