'Herdamos um cenário diplomático problemático. O Brasil estava isolado, ausente e em desacordo com seus valores e tradições', disse o ministro

Durante reunião com os ministros de Finanças dos países integrantes do G20, nesta sexta-feira (24), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retomará a presença do Brasil no cenário internacional.
“Herdamos um cenário diplomático problemático. O Brasil estava isolado, ausente e em desacordo com seus valores e tradições”, disse Haddad na sessão de boas-vindas do evento realizado em Bangalore, na Índia.
O ministro da Fazenda defendeu que “o governo do presidente Lula considera o G20 central para fortalecer o multilateralismo”. O Brasil presidirá o grupo em 2024.
Haddad falou também sobre a importância de promover reformas nos bancos multilaterais de desenvolvimento, “para apoiar os países em desenvolvimento com financiamento de longo prazo, [com] taxas de juros adequadas e estruturas inovadoras para reduzir riscos, estimular parcerias público-privadas e atrair investimentos privados”.
COMMENTS