Carnaval de SP 2023: Mancha Verde e Mocidade são destaques no 2º dia de desfiles

Debaixo de uma madrugada chuvosa, sete escolas de samba se apresentaram no Anhembi no segundo e último dia de desfiles do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo. Enredos sobre o Nordeste e valorização da história dos negros africanos marcaram a segunda rodada de apresentações, que contou com as exibições da campeã Mancha Verde e da tradicional Mocidade Alegre. As duas cumpriram as expectativas e foram os destaques da noite, que também contou com bons desfiles de Império de Casa Verde e Acadêmicos do Tucuruvi.

A Estrela do Terceiro Milênio, estreante no grupo especial do Carnaval de São Paulo, abriu os desfiles da noite de sábado, 18, com o enredo Me dê a sua tristeza que eu transformo em alegria. Um tributo à arte de fazer rir, a escola do Grajaú, campeã do Grupo de Acesso de 2022, organizou uma apresentação para mostrar a importância do humor e a história da comédia.

O riso dos carnavalescos da escola foi ameaçado por alguns minutos. A falha em um equipamento de um dos carros alegóricos levou a escola a se atrasar 15 minutos para entrar na passarela, mas o atraso não deve gerar penalização porque a terceira sirene, que oficializa o início da apresentação, ainda não havia sido acionada. Apesar da chuva e dos transtornos iniciais, a escola conseguiu cruzar a avenida sem estourar o tempo determinado.

No desfile da debutante, muitas referências do humor brasileiro foram lembradas, como a TV Pirata e personagens interpretados por Jô Soares, Chico Anysio e Tom Cavalcante. O enredo do riso e da risada também atraiu artistas do humor para desfilar junto com a Estrela do 3° Milênio, como Marcelo Adnet. O ator Paulo Gustavo, morto em 2021 vítima da covid-19, também foi representado.

Segunda a entrar na passarela, a Acadêmicos do Tucuruvi homenageou Bezerra da Silva, sambista, compositor e cantor, que também era conhecido como o embaixador dos morros e das favelas. E foi essa relação do artista com a vida do povo, tão explorado por Bezerra nas suas composições, que a escola retratou em seu desfile. O último carro alegórico reproduziu uma escultura de Bezerra da Silva com os braços estendidos na frente de uma cruz segurando uma faixa com a frase: "Salve o povo da favela".

Os filhos de Bezerra da Silva também desfilaram com a Unidos do Tucuruvi. Italo Bezerra disse ao Estadão que a apresentação foi à altura da história do seu pai. "Estou muito feliz e acho que ele foi muito bem representado no desfile. Eu e meu irmão viemos do Rio de Janeiro e vimos que toda a comunidade e arquibancada abraçaram a ideia. Foi uma honra".

Debaixo de chuva e muita fumaça verde de sinalizadores, a Mancha Verde escolheu levar o Nordeste para São Paulo. Com um desfile ousado, a atual campeã do Carnaval de São Paulo combinou elementos do xaxado com o samba para fazer uma apresentação bastante prestigiada nas arquibancadas.

Além das alegorias caprichadas em referência aos cangaceiros, as rendeiras, a Luiz Gonzaga - como no último carro alegórico - o espetáculo da Mancha Verde também marcou pela sonoridade. A mescla dos ritmos do samba com o do forró conseguiram mostrar que a escola cumpriu com a proposta apresentada em seu enredo.

Outro momento marcante da apresentação foi a pausa que a bateria, guiada por Viviane Araújo, fez durante o desfile. O silêncio com a suspensão da batucada deu espaço para a plateia cantar o samba-enredo à capela. Mesmo com a empolgação das arquibancadas, o presidente Paulo Serdan se mostrou mais cauteloso. "Estamos confiante de que fizemos um bom desfile, mas temos que esperar as informações e ver se não há nenhuma punição. Sempre tem algo", disse.

A quarta escola a desfilar foi Império de Casa Verde. Para o Sambódromo, a agremiação levou o enredo Império dos batuques - um Brasil afromusical com objetivo de mostrar como diversos gêneros musicais ouvidos hoje no Brasil são influenciados por batuques africanos. O funk em São Paulo, o timbau em Salvador e o "reggae lá do Maranhão", como cantou o samba-enredo, são alguns dos exemplos.

Uma das escolas mais aguardadas foi a Mocidade Alegre, a quinta a desfilar pela passarela. E a agremiação levou para o sambódromo a trajetória do moçambicano Yasuke, o primeiro samurai negro da história do Japão. O nome do guerreiro foi apresentado ao público no começo do espetáculo. Cada letra foi escrita em taikos, tambores orientais, que eram girados em 180° que, após o movimento, revelavam a palavra "morada", apelido da escola.

As representações das gueixas e dos samurais japoneses indicaram o capricho e o cuidado da Mocidade com a fantasia. Nos carros-alegóricos, um guerreiro sendo banhado por uma queda d’água e o dragão abraçado a uma espada girando sobre a alegoria também impressionaram o público.

O último carro alegórico, com um menino negro segurando um origami e um livro, trouxe a mensagem que todas as crianças, assim como Yasuke, podem ser quem elas desejam. E foi esse sentimento que atingiu Tiago Modesto, de 13 anos, que teve o rosto gravado em uma das fantasias usadas pela Mocidade no desfile.

Ao lado de sua mãe, Andrea Modesto, coordenadora da ala das crianças da agremiação, ele contou à reportagem que é gratificante - e também "maneiro" - ter o rosto em uma fantasia. "Ainda mais quando se fala da história de um samurai", diz o garoto, que desfila pela Mocidade desde os 6 anos. "O (desfile) desse ano foi um dos mais especiais".

Pai e outros irmãos de Tiago também desfilam há anos pela agremiação, que "abraçou a família", diz Andrea. Ela conta que foi emocionante quando soube que o rosto do filho foi escolhido para estampar a fantasia. "O Thiago é um menino determinado, uma criança de Heliópolis que representa o recado passado pela escola: que as pessoas negras podem ser quem elas quiserem".

Em um desfile de questionamentos existenciais, a Águia de Ouro levou pra passarela muitos elementos infantis para retratar o enredo Um pedaço do céu, que trazia uma discussão sobre os sonhos e desejos ao longo da vida. Bonecas, unicórnios e princesas se misturaram com alegorias que expeliam um cheiro adocicado que podia ser sentido no sambódromo.

No desfile que fechou o carnaval de São Paulo, a Dragões da Real não deu bola para a chuva nem para as arquibancadas já bastante vazias. A escola mostrou disposição para fazer sua homenagem a João Pessoa.

O enredo, que explorava o fato de a capital paraibana ser a primeira cidade do continente a receber o sol, até combinou com o horário do desfile, mas não com o clima cinza e chuvoso que acompanhou o desfile da agremiação na manhã de domingo. Mesmo assim, a escola tricolor cantou de forma a fazer São Paulo acordar em clima de Festa Junina em pleno mês de fevereiro.

from Notícias ao Minuto Brasil - Brasil https://ift.tt/t6f1YAp
via IFTTT

COMMENTS

Nome

',1,@alba,2214,@alba Destaque,9,@deputadonelsonleal,1,a,2,A3,4,A31,2,abril,21,ACM NETO,4,ADEB,2,ALBA,629,Aliança Pelo Brasil,2,Assembleia de Carinho,1,Bahia,3209,bahia Salvador,2,BOLSONARO,1,Brasil,3265,Brasil Otto Alencar,1,Brasília,3,Brasilm,2,Bruno Réis,3,Camaçari,1,Carnaval,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,Coronavirus,1,Covid19,1,D'jane Silva,6,Débora Santana,5,Denúncia,27,des,5,Destaque,3707,dez,5,Dinha,1,Diógenes Tolentino,1,Ebahia News,29,Economia,500,Eduardo Alencar,1,Educacao,16,Educação,4,Elei@alba,3,Eleições,9,eleições 2020,2,Eleições 2022,377,eleições Abílio Santana,1,Elizeu Rosa,21,Entretenimento,60,Esporte,22,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Fonte: bahia.ba,1,Futebol,42,Governador,2,Governador Mangabeira,10,IFTTT,262,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Itanagra,1,Itaparica,1,IVB,1,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Lavagem de Itapuã,2,Lula,1,Mulheres Resilientes,1,Mundo,169,Noticias,1150,Notícias ao Minuto Brasil - Brasil,233,Otto,1,Otto Alencar,4,Policia,23,Polícia,1,Politica,1165,Política,4,Porto Seguro,15,Prefeita Dâna Maria,1,Presidente Tancredo Neves,6,PSD,2,Publicidade,3,Rui Costa,1,Salvad,1,Salvado,6,Salvador,3265,Saude,45,Saúde,17,Segurança Pública,3,Sensual,1,Simoes Filho,3,Simões Filho,4,Teixeira de Freitas,22,Topo,2,Vera Cruz,2,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Carnaval de SP 2023: Mancha Verde e Mocidade são destaques no 2º dia de desfiles
Carnaval de SP 2023: Mancha Verde e Mocidade são destaques no 2º dia de desfiles
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2023/02/carnaval-de-sp-2023-mancha-verde-e.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2023/02/carnaval-de-sp-2023-mancha-verde-e.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content