A ação aconteceu na Avenida Noide Cerqueira e contou com grande público.

Foi realizada na manhã deste domingo (12) na Avenida Noide Cerqueira em Feira de Santana, a Caminhada de Prevenção do Câncer de Intestino.
O evento foi promovido pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed), através do diretor presidente na Bahia, Victor Galvão, médico endoscopista terapêutico, com o apoio de empresas e da Prefeitura Municipal.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A ação social visa alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer colorretal e mobilizar toda a sociedade.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o médico endoscopista Victor Galvão destacou a importância do evento no município.

“O Março Azul é um mês de conscientização para prevenção e tratamento, diagnóstico precoce do câncer de intestino, o câncer do colorretal. Esta é uma iniciativa que veio de fora e que o Brasil conseguiu aprimorar e aumentar essa proporção desse mês e dessa importância de forma que envolveu mais sociedades médicas. Inicialmente surgiu com a Sociedade de Endoscopia Digestiva, depois houve a adesão da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e agora mais recentemente, houve a adesão da Federação Brasileira de Gastroenterologia. Então é uma verdadeira força tarefa e união das três grandes especialidades do aparelho digestivo, para mostrar para a população, que o câncer de intestino ele pode ser evitado com hábitos saudáveis, que é a prevenção primária. Não beber em excesso, não fumar, não ser sedentário, evitar a obesidade, cuidar de si mesmo. Além disso, temos também a prevenção secundária, fazer os exames de rastreamento que são a colostonomia ou o sangue oculto nas fezes, isso a partir dos 45 anos, porque o paciente mesmo sem sintomas, ele pode apresentar algumas alterações no intestino que se retiradas, podem evitar possibilidades do câncer”, explicou.
Segundo o médico, ações de conscientização também foram realizadas durante a caminhada.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Aqui em Feira de Santana nós estamos promovendo esta caminhada de conscientização, onde nós convocamos a população para se vestir de azul e se juntar a esta causa e nós vamos aqui dar informações, explicando quando fazer o exame, quando não fazer, quando suspeitar, quando não suspeitar, então vai ser um grande bate-papo, uma caminhada mostrando que temos que ter hábitos saudáveis e conhecimentos. O nosso principal objetivo das três Sociedades, é mostrar o poder público, que é factível adotar medidas de promoção de saúde pública no sentido de fazer uma programação nacional, ser chancelada pelo Ministério da Saúde. Quando o tumor é rastreado, evita-se um estresse, evita-se a doença, evita-se o sofrimento do paciente, e os custos para a saúde pública são menores e os resultados vão ser positivos”, explicou.
COMMENTS