As ações são voltadas para homecare e pacientes renais.

O Governo do Estado anuncia nesta quarta (1), que passará a investir R$ 116 milhões por ano para acelerar o processo de regulação de pacientes. A principal ação que divulga é o Programa de Cofinanciamento Estadual na Atenção Especializada às Pessoas com Doença Renal Crônica. Este foi lançado pelo governador Jerônimo Rodrigues no auditório da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença da secretária da Saúde, Roberta Santana.
Imagem ilustrativa | Foto: Jorge Magalhães | Secom/Fsa

O investimento vai ser direcionado, sobretudo, a parcerias com as clínicas de hemodiálise. Bem como, ao transporte de pacientes, à contratação de médicos para a regulação e na ampliação do serviço de oxigenoterapia domiciliar. Desse modo, o objetivo inicial é o atendimento domiciliar adequado para liberar novas vagas em unidades para outros pacientes.
“Naqueles lugares que nós não temos serviços de hemodiálise, localizar quais são as prestadoras, as clínicas, os hospitais que realizam isso, e credenciarmos. É claro que essa outra opção é de prestar o serviço em domicílio. A política da secretaria é de justamente garantir que esses serviços possam ser realizados. Mas nesse caso aí não é só na hemodiálise, é para outros serviços que nós temos que fazer de ‘homecare’. Para que, dentro de casa as pessoas possam ser tratadas com responsabilidade”, afirma Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia.
COMMENTS