PF cumpre mandados no Ceará, RN e Bahia em operação contra pesca ilegal de lagosta
Mais de 249 toneladas de lagosta foram apreendidas nas diligências realizadas pela PF em parceria com o Ibama

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (1º), a Operação Macruros, com o objetivo de combater crimes ambientais que envolvem a pesca e a comercialização ilícita de lagostas no Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia.
Os agentes cumprem 60 mandados nos municípios cearenses de Fortaleza, Eusébio, Aracati, Fortim e Icapuí; na cidade de Porto do Mangue, no RN; e Alcobaça, na Bahia. A operação se dá em parceria com o Ibama e conta com a participação de 230 policiais federais.
A fiscalização identificou mais de 249 toneladas de lagosta com indícios de serem provenientes de pesca ilegal em praias do Ceará. Ao investigar o caso, a PF verificou indícios de um esquema envolvendo pescadores, atravessadores e empresas suspeitas de falsificar documentos para inserir os produtos ilegais no mercado nacional e internacional.
As condutas dos investigados podem configurar os crimes de pesca ilegal; obstrução a ação fiscalizadora ambiental; falsidade ideológica; receptação qualificada; associação criminosa e lavagem de dinheiro. As investigações continuam com análise do material apreendido e fluxo financeiro dos suspeitos.
COMMENTS