Unidade da Sesab completa 44 anos realizando um conjunto de atendimentos, entre eles uma maternidade de alto risco

Maior hospital público do Norte e Nordeste, o Hospital Geral Roberto Santos completa 44 anos neste domingo (5). A unidade, vinculada à secretaria da Saúde do Estado (Sesab), conta com um conjunto de atendimentos, entre eles uma maternidade para gestantes de alto risco e um banco de sangue. O hospital realiza aproximadamente 113 mil exames laboratoriais, 4,5 mil exames de imagem e 1.300 internamentos mensais. São 640 leitos adultos, pediátricos, cirúrgicos e de UTI.
A diretora-geral do hospital, Lucrécia Savernini, ressalta que o Roberto Santos tem vários hospitais inseridos. “Por exemplo, nós temos aqui hospital de obstetrícia, hospital de gastro, além da assistência de alta complexidade como neurocirurgia, cirurgia gastro intestinal, a maior oferta de urologia também é aqui. Em paralelo, temos um grande ambulatório e uma clínica de hemodiálise”, destacou. A unidade conta com 6.920 trabalhadores, entre servidores da Sesab, terceirizados e os programas de residência e estágio.
Na maternidade de alto risco, são realizados cerca de 500 atendimentos e 220 partos. O coordenador do Centro Obstétrico, Robert Pedroso, destaca que o serviço tem o suporte da estrutura do hospital, dispondo de bioimagem, banco de sangue, clínica cirúrgica, neurocirurgia, cardiologia, laboratoriais. Todo o hospital atende pacientes de Salvador e do interior.
O serviço de onco-hematologia – área que cuida dos tumores malignos que afetam o sangue e os gânglios – está em fase de ampliação e faz parte do complexo formado pelo Centro Estadual de Oncologia (Cican) e Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia, como explicou o hematologista Fernando Vieira, hematologista. Novos profissionais passaram a atuar desde a sexta-feira (3).
COMMENTS