
Para os fiéis católicos, este sábado dia 13 de maio, é uma data festiva em homenagem ao Dia de Nossa Senhora de Fátima, na qual, recorda a primeira aparição da santa aos três pastorinhos, Jacinta, Francisco e Lúcia, que ocorreu na cidade de Fátima em Portugal, no ano de 1917.
Para entender melhor como teve início esta devoção pela santa, o Acorda Cidade conversou com o vigário Frei Luiz Ventura da paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada na Avenida João Durval, bairro Caseb em Feira de Santana.

Segundo ele, na primeira aparição da santa aos três pastorinhos, foi pedido que os mesmos rezassem pelos pecadores, principalmente por conta da Primeira Guerra Mundial.
“Nossa Senhora de Fátima é um dos títulos dados à Virgem Maria, mãe de Deus, e remete a aparição em Fátima no ano de 1917 em Portugal. Nossa Senhora aparece a três crianças, Jacinta, Francisco e Lúcia e pede que eles rezem pela conversão dos pecadores em meio à Primeira Guerra Mundial, que eles rezem o rosário, rezem o terço e façam penitência pela conversão dos pecadores, este é o grande pedido de Nossa Senhora. Aquelas crianças por um bom tempo foram desacreditadas, que de fato era Nossa Senhora. Aos poucos aquela devoção já foi se espalhando e o povo foi indo naquele lugar onde ela apareceu. Ela aparecia para as crianças todo dia 13 de cada mês, começou no dia 13 de maio até a última aparição que foi no dia 13 de outubro, então a partir daí se criou esta devoção popular como todas as devoções de Nossa Senhora, que parte de uma moção popular. Depois isso é verificado pela igreja, verifica-se que aquela situação é digna de fé, não dogma de fé, mas digna de fé, de devoção, que os fiéis podem rezar, que as pessoas podem pedir intercessão a Nossa Senhora e depois de um tempo, a igreja reconhece as aparições de Fátima como dignas de fé e temos então o título de Nossa Senhora de Fátima”, explicou.
Segundo o Frei Luiz, Nossa Senhora de Fátima é considerada como uma mãe zelosa e que está atenta aos sofrimentos do filho.
“Nossa senhora de Fátima aparece como uma mãe zelosa, a mãe que cuida, a mãe que está atenta ao sofrimento dos seus filhos, está próxima, a rainha de Portugal e no Brasil, um dos títulos de Nossa Senhora que tem grande devoção popular, é Nossa Senhora de Fátima, assim como Nossa Senhora Aparecida e nós temos muitas igrejas no Brasil dedicadas a Nossa Senhora de Fátima, então o povo tem uma grande devoção a este título Mariano”, afirmou.
Considerada como uma pequena capela, hoje a atual paróquia Nossa Senhora de Fátima, completa 35 anos de fundação.
“Antes de ser paróquia, nós éramos uma capela, uma comunidade da paróquia dos Capuchinhos e desde um princípio, uma comunidade quando nasce tem como padroeira a devoção do povo daquela comunidade, então aqui não foi diferente. Quando Nossa Senhora de Fátima era a devoção do povo deste espaço, ficou como uma padroeira da capelinha e depois virou paróquia. Neste ano nós estamos celebrando 35 anos da paróquia, então desde o início da fundação, sempre foi a padroeira Nossa Senhora de Fátima”, pontuou.
COMMENTS