Governador da Bahia entrega ônibus e micro-ônibus da BIBEX-FPC no município de Aramari
A entrega foi realizada durante a inauguração do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Maria do Carmo Santana
Com compromisso com a educação e a cultura do direito humano ao livro, o Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, em parceria com a Secretaria de Educação (SEC) e a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa), por meio da Fundação Pedro Calmon (FPC) entregaram nesta manhã (4), o Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Maria do Carmo Santana, em Aramari, e o ônibus e o micro-ônibus da Biblioteca de Extensão (BIBEX).
Durante a solenidade de inauguração da escola de tempo integral em Aramari, o Governador realizou a entrega do ônibus e do micro-ônibus da BIBEX. “Esta é uma escola de tempo integral e educação profissional com oferta para agenda de cultura e esporte, que nos deixa muito feliz de entregar”, destacou o governador Jerônimo Rodrigues, sobre a obra que teve investimento total de R$ 7,9 milhões. “Junto à Secretaria de Cultura estamos entregando os veículos da BIBEX, que será um importante instrumento no estímulo ao livro e leitura”, ressaltou o governador.
Para Vladmir Pinheiro, Diretor Geral da FPC, estas são entregas da política de cultura para a sociedade. “A partir de agora, a BIBEX entra em um circuito de viagens levando aos rincões do nosso Estado, que tem dificuldade de uma biblioteca comunitária, esse espaço de leitura, que também realiza atividades lúdicas voltadas para o público infanto-juvenil. O ônibus, por exemplo, é também acessível para pessoas com dificuldade de locomoção, cegas e/ou de baixa visão”, descreveu.
O Diretor ainda fez uma consideração aos 38 anos da biblioteca móvel. “Para se ter dimensão, a BIBEX iniciou suas atividades no final da década de 70, quando ainda eram kombis que realizavam o deslocamento. Hoje, entregamos esses ônibus adaptados que vem para difundir conhecimento, além de fortalecer a cultura de paz a partir de como os livros nos fazem sonhar e ter utopias”, realçou.
Visitações
Após a solenidade, o público acompanhou a contação de história realizada pela equipe da unidade de extensão, logo após poderão visitar a unidade. Graziela Melo, estudante do colégio recém inaugurado, visitou o ônibus adaptado e contou da experiência.
“Fiquei encantada com estas prateleiras dentro de um ônibus e para mim que sempre gostei, fiquei apaixonada por todos os espaços. Amei demais”, disse a estudante sem desgrudar do livro “Hibisco Roxo”, de Chimamanda Ngozi Adchie da mão. Além da visitação, o público participou do show de talentos da BIBEX.
Pela tarde, a equipe realizou visita guiada com a turma vespertina. O morador da cidade, Alceu Leandro, visitou o espaço e comentou da alegria. “Eu sou um apaixonado pela leitura, acredito que esse espaço é uma excelente oportunidade de ter contato com os livros, ainda mais para quem não tem como adquirir livros é a chance de entrar e pegar amor pela leitura”, pontuou o morador.
Fonte:
Marcelo Ricardo
Marcelo Ricardo
Jornalista
Fundação Pedro Calmon/SecultBA
from Ebahia News https://ift.tt/fcCQepb
COMMENTS