Segundo o Ministério da Saúde, a camaanha visa combater o risco de reintrodução de doenças que já foram eliminadas pela vacinação

O Ministério da Saúde (MS) vai promover uma campanha de multivacinação junto com os estados para combater o risco de reintrodução de doenças que já foram eliminadas pela vacinação. Na Bahia, a campanha vai acontecer de 7 a 21 de outubro.
A poliomielite, por exemplo, tem atualmente 38,8% do público-alvo vacinado.
Para conseguir obter sucesso com a campanha, o ministério vai realizar um treinamento prévio e análise de dados locais para direcionar os esforços. A estratégia de imunização será adaptada conforme a população, a estrutura de saúde, a realidade socioeconômica e geográfica.
Estão entre as ações que podem ser adotadas:
Vacinação nas escolas,
Busca ativa de não vacinados,
Vacinação em qualquer contato com serviço de saúde,
vacinação extramuros,
checagem da caderneta de vacinação,
e intensificação da vacinação em áreas indígenas.
“Vamos oferecer aos municípios um planejamento diferenciado, onde a imunização sai da unidade de saúde e vai até a pessoa que precisa ser vacinada. Também haverá transferência de recursos para estados e municípios, um recurso excepcional para ações de vacinação, coisa que o Ministério da Saúde não faz há anos”, explicou o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) do Ministério da Saúde, Eder Gatti.
Fonte: bahia.ba
COMMENTS