Escola municipal centenária na Liberdade terá número de vagas ampliado em mais de 200% após reforma



Escola municipal centenária na Liberdade terá número de vagas ampliado em mais de 200% após reforma




Fotos: Bruno Concha/Secom PMS

Reportagem: Letícia Silva/Secom PMS



Com previsão de entrega para o segundo semestre de 2023, a Escola Municipal Abrigo Filhos do Povo, uma das mais antigas de Salvador e que está situada no bairro da Liberdade, passa por uma reforma completa. A unidade será ampliada e terá capacidade para receber até 550 alunos por turno, o que representa um incremento de cerca de 265% na oferta de vagas.



As obras estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal da Educação (Smed), através da Diretoria de Infraestrutura da Rede Escolar (Dire). A nova estrutura será composta por 16 salas de aula climatizadas, auditório, biblioteca, sala para Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de acessibilidade total, banheiro para pessoas com deficiência (PCD) e quadra poliesportiva coberta.



De acordo com o secretário da Smed, Thiago Dantas, a revitalização dos espaços escolares possibilita não somente uma prática pedagógica adequada, como também a otimização da rede, ampliação de vagas, aumento da segurança e economia de recursos destinados à administração e manutenção. “Nossas escolas têm padrão de qualidade altíssimo, com equipamentos que garantem aprendizado, conforto e segurança para nossos alunos. Vamos seguir com nosso propósito, que é avançar como referência em qualidade da educação pública”, comenta o gestor.



Ainda segundo o secretário, os projetos de reforma visam trazer para a educação pública atendida pelo município a melhor experiência educacional para alunos de toda a cidade. “As propostas arquitetônicas das unidades vão oferecer espaços propícios para o desenvolvimento pedagógico em seu aspecto mais amplo, e assim, fornecer educação de qualidade, fomentar a arte e a cultura, incentivar o esporte e proporcionar o aprendizado e conhecimentos técnicos diversos”, explica.



O diretor de infraestrutura da Smed, Artur Silva, fala sobre o processo de revitalização do imóvel. “Essa reforma atende uma demanda da comunidade. Apesar da modernização do espaço, vamos tentar manter as características do imóvel. O local vai receber um revestimento cerâmico, além de ser totalmente climatizado, o que vai garantir um conforto térmico para os alunos. Além disso, outras melhorias também serão realizadas, por exemplo, na rede elétrica e de drenagem”, contou. Além da Escola Municipal Abrigo Filhos do Povo, também serão reformadas outras 28 unidades escolares da rede municipal de ensino na capital baiana.



História – A instituição foi criada em 1918 como Abrigo Filhos do Povo, na então Estrada das Boiadas, atualmente Rua Lima e Silva, tendo como principal idealizador o mascate Raymundo Frexeiras. A proposta era atender às crianças e adolescentes, filhos de proletários, de lavradores e de negros libertos e mestiços que viviam no distrito Santo Antônio, atual bairro da Liberdade.



Nos primeiros anos, a instituição contou com a ajuda e administração de pessoas influentes. Dentre elas estão o educador Anísio Teixeira, o jornalista Ernesto Simões Filho, o médico e político José Aguiar Costa Pinto, o pai de Irmã Dulce, Augusto Lopes Pontes – que cedeu o terreno para a construção da escola, e posteriormente a própria Irmã Dulce.

Fonte: SECOM/Salvador



COMMENTS

Nome

',2,@alba,3584,@alba Destaque,9,@deputadonelsonleal,1,*-,4,a,4,A3,4,A31,2,abril,21,ACM NETO,4,ADEB,2,ALBA,774,Aliança Pelo Brasil,2,Assembleia de Carinho,1,Bahia,4725,bahia Salvado,1,bahia Salvador,1246,Bahiaa,1,BOLSONARO,1,Brasil,4782,Brasil Otto Alencar,1,Brasília,3,Brasilm,2,Bruno Réis,3,Camaçari,1,Carnaval,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,Coronavirus,1,Covid19,1,D'jane Silva,6,Débora Santana,5,Denúncia,27,des,5,Destaque,3912,dez,5,Dinha,1,Diógenes Tolentino,1,Ebahia News,36,Economia,613,Eduardo Alencar,1,Educacao,17,Educação,6,Elei@alba,3,Eleições,9,eleições 2020,2,Eleições 2022,377,eleições Abílio Santana,1,Elizeu Rosa,21,Entretenimento,60,Esporte,22,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Fonte: bahia.ba,1,Futebol,47,Governador,2,Governador Mangabeira,10,IFTTT,369,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Itanagra,1,Itaparica,1,IVB,1,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Lavagem de Itapuã,2,lba,1,Lula,1,Mulheres Resilientes,1,Mundo,178,Noticias,1150,Notícias ao Minuto Brasil - Brasil,333,Otto,1,Otto Alencar,4,Policia,24,Polícia,1,Politica,1299,Política,5,Porto Seguro,15,Prefeita Dâna Maria,1,Presidente Tancredo Neves,6,PSD,2,Publicidade,3,Redação Destaque,1,Rui Costa,1,Salvad,1,Salvado,8,Salvador,3535,Saude,56,Saúde,17,Segurança Pública,3,Sensual,1,Simoes Filho,3,Simões Filho,4,Teixeira de Freitas,22,Topo,2,Vera Cruz,2,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Escola municipal centenária na Liberdade terá número de vagas ampliado em mais de 200% após reforma
Escola municipal centenária na Liberdade terá número de vagas ampliado em mais de 200% após reforma
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgk77TI82savgdD4KgEIWoH8UBxS88zH6IEWTgKw-Ac8y36wAuxSeVqKLWkRPgypNb_0TbQTrTiE_FKwgAP1_TosoFE9C14MqGfcVLf8n3luhEYlyXN-z1tOZIYpcI_sdcfs1NrmBp9fREpU7jAckQouVxQbBJtOS6fyRC30CIhnytl3fDPy2F5wk0W7kU/w640-h426/21_07_2023_Reforma_Escola_Abrigo%20dos%20Filhos%20do%20Povo_Fot%20Bruno%20Concha_Secom_Pms%20(21).JPG
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgk77TI82savgdD4KgEIWoH8UBxS88zH6IEWTgKw-Ac8y36wAuxSeVqKLWkRPgypNb_0TbQTrTiE_FKwgAP1_TosoFE9C14MqGfcVLf8n3luhEYlyXN-z1tOZIYpcI_sdcfs1NrmBp9fREpU7jAckQouVxQbBJtOS6fyRC30CIhnytl3fDPy2F5wk0W7kU/s72-w640-c-h426/21_07_2023_Reforma_Escola_Abrigo%20dos%20Filhos%20do%20Povo_Fot%20Bruno%20Concha_Secom_Pms%20(21).JPG
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2023/07/escola-municipal-centenaria-na.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2023/07/escola-municipal-centenaria-na.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content