Prefeitura anuncia Festa de Santa Dulce em 2024 e investimentos para o turismo religioso



Prefeitura anuncia Festa de Santa Dulce em 2024 e investimentos para o turismo religioso



Fotos: Valter Pontes / Secom PMS
Reportagem: Luciana Silva e Thiago Souza / Secom PMS


Após atrair 80 mil pessoas, a Festa de Santa Dulce dos Pobres, realizada neste mês de agosto pela Prefeitura de Salvador e Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), já tem nova edição garantida para 2024. Nesta quinta-feira (31), o prefeito Bruno Reis, ao lado da superintendente da Osid, Maria Rita Lopes Pontes, e do frei Ícaro Rocha, iniciou as tratativas para a realização do evento do próximo ano, que terá estratégia de divulgação mais abrangente.


A ideia é consolidar a Festa de Santa Dulce dos Pobres no calendário religioso da cidade. “A gente vai preparar uma grande programação para o ano que vem, para podermos anunciar com máxima antecedência no Brasil e no mundo, mobilizando todos os agentes envolvidos. Agosto tem que ser o mês de Santa Dulce. Para isso, temos que ter a capacidade de fazer o que for necessário, inclusive, investindo recursos para potencializar essa festa”, afirmou o prefeito.

A iniciativa, acrescentou, também envolverá investimentos em obras de requalificação e infraestrutura, uma delas já com início imediato. Bruno Reis autorizou o início da requalificação da sala dos ex-votos do Santuário Santa Dulce dos Pobres, na Cidade Baixa, e anunciou que outros projetos já estão sendo pensados para a região.


Um deles é a oficialização do Território Santo, que vai da Basílica Conceição da Praia, no Comércio, passando pelo Santuário Dulce dos Pobres, no Largo de Roma, e entorno da Igreja dos Alagados (está com obras de requalificação prevista para entrega ainda este ano) e Basílica do Bonfim. A Prefeitura também estuda intervenções no Largo dos Mares para tornar o local outro atrativo religioso.


Presente - O sentimento de agradecimento, fé, devoção, amor e caridade tomou conta do Centro Histórico de Salvador neste último dia do mês de agosto, com o retorno da imagem peregrina de Santa Dulce dos Pobres à Praça Municipal. A ação fez parte do encerramento dos festejos em homenagem à primeira santa brasileira. O ato teve a bênção do Frei Ícaro Rocha, do Santuário Santa Dulce, e a presença de dois ilustres convidados: a atriz Regina Braga, que interpretou o Anjo Bom da Bahia no filme Irmã Dulce (2014), e do marido, o médico Dráuzio Varella.


A iniciativa envolveu ainda a apresentação de uma réplica da Kombi Corujinha, que Irmã Dulce utilizava para resgatar as pessoas em situação de rua, na década de 1970, e que passa a fazer parte do acervo da instituição criada pela religiosa. A Prefeitura de Salvador foi presenteada com uma imagem da santa, que ficará na recepção do Palácio Thomé de Souza, no Centro.


Bruno Reis agradeceu o presente: “A gente se inspira nos exemplos de Santa Dulce, com a sua história, de conseguir enfrentar as dificuldades do dia a dia. Ser prefeito de uma capital com tantas demandas, com tantos problemas, é uma missão difícil, mas graças a Deus e à Santa Dulce temos ajudado nossa cidade a cada dia avançar mais”.


Para Regina Braga, o maior exemplo que Irmã Dulce dava era mostrar que fazer o bem sempre era possível. “Ela dava uma prova diária disso, mostrando que a gente, com todas as limitações, pode, sim, ajudar os outros. Criar o que ela criou é um grande exemplo para todos nós”, afirmou Regina Braga, relatando como foi eternizar a santa brasileira dos cinemas. “Eu fazia algumas cenas na enfermaria, convivi com pacientes dela. Ter cenas com eles é uma coisa muito especial na vida de uma atriz. Foi um presente”, celebrou a artista.


Dráuzio Varella disse que, embora ouvisse falar do trabalho que Irmã Dulce realizava em Salvador, ele não tinha profundo conhecimento das inúmeras ações que a religiosa se dedicava para ajudar a população carente. “Quando a Regina fez o filme, eu vi várias vezes e tomei conhecimento da extensão da obra de Irmã Dulce. Uma pessoa com aquela fragilidade foi capaz de construir uma coisa tão grande, abrangente, que ajuda tantas pessoas. Quem vê a obra da Irmã Dulce conclui que cada um de nós tem condição de fazer um trabalho em benefício de todos”, avaliou.


Números - Entre os dias 1º e 13 de agosto, a Festa de Santa Dulce teve como palco principal a Praça Irmã Dulce, no Largo de Roma, na Cidade Baixa, recebendo cerca de 80 mil pessoas. O evento foi considerado uma importante iniciativa de atração turística e de mobilização social, que contou com 322 artistas envolvidos.


“O balanço realmente foi muito positivo nessa primeira festa de Santa Dulce. Foi a primeira grande festa dedicada a ela após a canonização. Tivemos a revitalização da escultura de Bel Borba, a abertura do memorial provisório, galeria de Santa Dulce, que é a coisa mais linda, e também a Kombi, que agora passa a integrar a nossa instituição. Que venha 2024, com ainda mais turistas, mais bênçãos e notícias boas para a obra de Irmã Dulce”, ressaltou Maria Rita, superintendente da Osid.


Na área econômica, a Festa de Santa Dulce criou 512 postos de trabalho diretos e 1.732 indiretos, além de contar com 172 estabelecimentos comerciais envolvidos e 90 expositores na Quermesse Dulce dos Pobres e na Feira Expo Mulher. Na área social, foram promovidas 268 ações, sendo 48 missas, três procissões, uma carreata, uma motociata e uma bicicleata, além de visitação ao Memorial e Galeria Santa Dulce e oferecimento de 11 serviços à população em geral com 1.392 atendimentos realizados.

Dentre os serviços, o Castramóvel agendou 150 animais para castração e o serviço de vacinação animal imunizou 20 cães e gatos. Já a Feira Expo Mulher atraiu um público de 6 mil pessoas. A Exposição Mário Leal Ferreira recebeu mais de 2 mil visitantes e o Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) realizou 205 atendimentos.

Já a vacinação humana aplicou 82 doses contra Influenza, 75 da Pfizer Bivalente contra a Covid-19. Além disso, foram distribuídos 150 kits de saúde bucal. O atendimento jurídico orientou 70 pessoas, enquanto que a Diretoria de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Codecon) atendeu dez pessoas. O CadÚnico, por sua vez, registrou 650 atendimentos. A campanha de doação de sangue, ocorrida durante o evento, resultou em 777 bolsas doadas.

Fonte: SECOM/Salvador






COMMENTS

Nome

',2,@alba,3609,@alba Destaque,9,@deputadonelsonleal,1,*-,4,a,4,A3,4,A31,2,abril,21,ACM NETO,4,ADEB,2,ALBA,774,Aliança Pelo Brasil,2,Assembleia de Carinho,1,Bahia,4750,bahia Salvado,1,bahia Salvador,1271,Bahiaa,1,BOLSONARO,1,Brasil,4807,Brasil Otto Alencar,1,Brasília,3,Brasilm,2,Bruno Réis,3,Camaçari,1,Carnaval,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,Coronavirus,1,Covid19,1,D'jane Silva,6,Débora Santana,5,Denúncia,27,des,5,Destaque,3912,dez,5,Dinha,1,Diógenes Tolentino,1,Ebahia News,36,Economia,614,Eduardo Alencar,1,Educacao,17,Educação,6,Elei@alba,3,Eleições,9,eleições 2020,2,Eleições 2022,377,eleições Abílio Santana,1,Elizeu Rosa,21,Entretenimento,60,Esporte,22,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Fonte: bahia.ba,1,Futebol,47,Governador,2,Governador Mangabeira,10,IFTTT,369,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Itanagra,1,Itaparica,1,IVB,1,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Lavagem de Itapuã,2,lba,1,Lula,1,Mulheres Resilientes,1,Mundo,178,Noticias,1150,Notícias ao Minuto Brasil - Brasil,333,Otto,1,Otto Alencar,4,Policia,24,Polícia,1,Politica,1300,Política,5,Porto Seguro,15,Prefeita Dâna Maria,1,Presidente Tancredo Neves,6,PSD,2,Publicidade,3,Redação Destaque,1,Rui Costa,1,Salvad,1,Salvado,8,Salvador,3535,Saude,56,Saúde,17,Segurança Pública,3,Sensual,1,Simoes Filho,3,Simões Filho,4,Teixeira de Freitas,22,Topo,2,Vera Cruz,2,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Prefeitura anuncia Festa de Santa Dulce em 2024 e investimentos para o turismo religioso
Prefeitura anuncia Festa de Santa Dulce em 2024 e investimentos para o turismo religioso
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqa8r3MBGoju9LZ-N6YWQRXiCWcPiDwx9C-NTWd_qVyMStrOCPmK5Yqs1WGxYde0KDoES-xrnGtP57ASOqFpHDuUVRKrRsZl_D-v21Yz6D-pTJFXqEtD_Wbc07U4lKYqR_u8glMxZJFrcGnpVKTmsmz8aIaIcvVLhIB18FYER4tdln83P1Qzfwa2sr5hA/w640-h428/Festa_Santa_Dulce_Dos_Pobres__Foto__Valter_Pontes__Secom_PMS%20(1).jpeg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqa8r3MBGoju9LZ-N6YWQRXiCWcPiDwx9C-NTWd_qVyMStrOCPmK5Yqs1WGxYde0KDoES-xrnGtP57ASOqFpHDuUVRKrRsZl_D-v21Yz6D-pTJFXqEtD_Wbc07U4lKYqR_u8glMxZJFrcGnpVKTmsmz8aIaIcvVLhIB18FYER4tdln83P1Qzfwa2sr5hA/s72-w640-c-h428/Festa_Santa_Dulce_Dos_Pobres__Foto__Valter_Pontes__Secom_PMS%20(1).jpeg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2023/08/prefeitura-anuncia-festa-de-santa-dulce.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2023/08/prefeitura-anuncia-festa-de-santa-dulce.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content