SMS alerta sobre importância da vacinação contra HPV para prevenir IST e câncer

SMS alerta sobre importância da vacinação contra HPV para prevenir IST e câncer




Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Reportagem: Priscila Machado/Secom PMS



A vacina contra o HPV, sigla em inglês para Papilomavírus Humano, é o melhor meio de prevenção contra os variados tipos do vírus, tanto aqueles que podem causar uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), que geralmente se manifesta por meio de verrugas genitais em mulheres e homens, como aqueles que podem progredir para vários tipos de câncer. Em Salvador, 270 mil pessoas estão na faixa etária para se vacinar e em algumas faixas etárias a procura tem sido abaixo de 10%, muito aquém do ideal.



Como parte do calendário básico de imunização, a vacina HPV quadrivalente está disponível durante todo o ano nas 160 salas de vacinação do Município, nos diferentes bairros da capital baiana. O público-alvo é formado por meninas de 9 a 14 anos, meninos de 11 a 14 anos e homens e mulheres imunossuprimidos, de 9 a 45 anos, que vivem com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos, e o ciclo completo envolve a aplicação de três doses.



A coordenadora de Imunização da SMS, Doiane Lemos, ressalta que é muito importante que as pessoas elegíveis se vacinem. “A vacina HPV protege contra quatro tipos de sorotipos 6, 11, 16 e 18 do vírus HPV, que é uma infecção sexualmente transmissível com potencial para causar câncer do colo de útero, câncer peniano, anal, carcinoma orofaríngeo e cânceres de cabeça e pescoço. Então, ela tem esse diferencial muito importante de prevenir contra esses tipos de câncer, principalmente de colo do útero nas mulheres, e com isso proporcionar longevidade para a população”, afirma.



Ela lembra que a idade indicada pelo Ministério da Saúde já passou por algumas alterações até chegar à indicação atual. “Algumas pessoas ainda têm uma visão equivocada e acreditam que a vacina contra o HPV vai estimular o início da atividade sexual. Na verdade, a vacina contra o HPV estimula o organismo a produzir anticorpos que vão agir contra o vírus. Por isso é priorizada a aplicação das vacinas na idade em que se acredita não ter iniciado a atividade sexual e em que ainda não tenha havido contato com o vírus. Por isso também é muito importante que os pais e responsáveis levem as crianças e adolescentes para que possam receber o imunizante na idade indicada e mantenham o calendário atualizado”, acrescenta.



Proteção – O HPV é transmitido principalmente pelo contato sexual sem proteção, entretanto, qualquer contato entre pele e mucosa afetada pode levar ao contágio. A transmissão pode ocorrer entre a mãe e o feto, através da saliva, de autoinfecção e de infecção por perfuração ou corte com objetos contaminados.



Para garantir que os dois filhos adolescentes estejam protegidos contra a IST e o câncer, Carolina Vieira, de 40 anos, fez todo o empenho para que eles recebessem as doses. Segundo ela, a filha Maria Luísa, de 16 anos, já tomou duas doses, a primeira durante uma campanha na escola e a segunda na USF Terreiro de Jesus. Já o filho caçula, Juan, 12, tomou a primeira dose com 10 anos e agora ela se planeja para levá-lo para a aplicação da segunda dose.



“HPV é um vírus totalmente prevenível por meio da vacina, portanto eu acho muito importante se prevenir e manter o calendário vacinal atualizado para que os meus filhos não tenham nenhuma doença. Acho que todo pai e toda mãe deve vencer o preconceito e vacinar os seus filhos”, opina.



Dados – Em 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma estratégia global para eliminar o câncer de colo do útero, baseada na vacinação, rastreamento e tratamento. Uma das metas estabelecidas até 2030 é a vacinação de 90% das meninas contra o HPV até os 15 anos de idade. A vacinação dos meninos também é importante, pois evita a disseminação do vírus e a ocorrência de outros tipos de câncer, a exemplo do peniano e anal.



Ainda segundo a OMS, o câncer de colo do útero é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo. Na região das Américas, a cada ano, mais de 72 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de colo do útero e 34 mil perdem a vida devido à doença.

Fonte: SECOM/Salvador


COMMENTS

Nome

',2,@alba,3586,@alba Destaque,9,@deputadonelsonleal,1,*-,4,a,4,A3,4,A31,2,abril,21,ACM NETO,4,ADEB,2,ALBA,774,Aliança Pelo Brasil,2,Assembleia de Carinho,1,Bahia,4727,bahia Salvado,1,bahia Salvador,1248,Bahiaa,1,BOLSONARO,1,Brasil,4784,Brasil Otto Alencar,1,Brasília,3,Brasilm,2,Bruno Réis,3,Camaçari,1,Carnaval,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,Coronavirus,1,Covid19,1,D'jane Silva,6,Débora Santana,5,Denúncia,27,des,5,Destaque,3912,dez,5,Dinha,1,Diógenes Tolentino,1,Ebahia News,36,Economia,613,Eduardo Alencar,1,Educacao,17,Educação,6,Elei@alba,3,Eleições,9,eleições 2020,2,Eleições 2022,377,eleições Abílio Santana,1,Elizeu Rosa,21,Entretenimento,60,Esporte,22,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Fonte: bahia.ba,1,Futebol,47,Governador,2,Governador Mangabeira,10,IFTTT,369,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Itanagra,1,Itaparica,1,IVB,1,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Lavagem de Itapuã,2,lba,1,Lula,1,Mulheres Resilientes,1,Mundo,178,Noticias,1150,Notícias ao Minuto Brasil - Brasil,333,Otto,1,Otto Alencar,4,Policia,24,Polícia,1,Politica,1299,Política,5,Porto Seguro,15,Prefeita Dâna Maria,1,Presidente Tancredo Neves,6,PSD,2,Publicidade,3,Redação Destaque,1,Rui Costa,1,Salvad,1,Salvado,8,Salvador,3535,Saude,56,Saúde,17,Segurança Pública,3,Sensual,1,Simoes Filho,3,Simões Filho,4,Teixeira de Freitas,22,Topo,2,Vera Cruz,2,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: SMS alerta sobre importância da vacinação contra HPV para prevenir IST e câncer
SMS alerta sobre importância da vacinação contra HPV para prevenir IST e câncer
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2yHb2BgE0d0oO78TMR2yd2UnIxWnVj7xZdSl-SVAdPMZe51EJjyMhHScrV02j4EOYRqeO4vv2PKYwuTB5CtUzT0ZPQIFS4-uPFKy-B4Mj3BkzXLRMh4ftgUPLp36PWOsbSM__XheyqRQEqi-duomyKcFWnUSX9N5NZywFGeWikLrJFt10BRc1K2vNpWs/w640-h426/Vacinacao_Fot-Bruno-Concha_Secom_Pms-2.JPG
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2yHb2BgE0d0oO78TMR2yd2UnIxWnVj7xZdSl-SVAdPMZe51EJjyMhHScrV02j4EOYRqeO4vv2PKYwuTB5CtUzT0ZPQIFS4-uPFKy-B4Mj3BkzXLRMh4ftgUPLp36PWOsbSM__XheyqRQEqi-duomyKcFWnUSX9N5NZywFGeWikLrJFt10BRc1K2vNpWs/s72-w640-c-h426/Vacinacao_Fot-Bruno-Concha_Secom_Pms-2.JPG
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2023/08/sms-alerta-sobre-importancia-da.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2023/08/sms-alerta-sobre-importancia-da.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content