‘O setor da construção civil é um dos que mais empregam em nossa cidade’, discursou o prefeito da capital baiana

Durante discurso na abertura da primeira edição da Expo Constru Nordeste, na noite desta quinta-feira (20), no Centro de Convenções de Salvador, o prefeito Bruno Reis (UB) destacou a contribuição dos aportes do Executivo municipal em obras públicas para estimular o setor.
“O setor da construção civil é um dos que mais empregam em nossa cidade. Hoje nós temos 55 mil trabalhadores com carteira assinada nesse segmento. Hoje as obras públicas da prefeitura passam da casa de R$ 2 bilhões. Há também outros R$ 10 bilhões de empreendimentos privados que nós licenciamos entre 2021, 2022 e 2023”, disse gestor municipal.
Segundo o prefeito, o investimento deve aquecer ainda mais o mercado da construção civil, gerar empregos e renda para a cidade. “Em um passado não muito distante, não tínhamos segurança jurídica para quem queria investir, PDDU nem mesmo LOAS, ou seja, esse setor foi extremamente penalizado. Por outro lado, não existia política de estímulo e incentivos fiscais. Hoje temos uma série de iniciativas como o Revitalizar e o IPTU Verde”, afirmou Bruno Reis, destacado os esforços de sua gestão para dinamizar a economia da cidade.
“Por outro lado, os licenciamentos na Sedur passaram a ter celeridade maior. Empresas agora podem ser abertas em quatro horas. Reduzimos o prazo dos licenciamentos e desde 2021 já licenciamos 27 mil unidades habitacionais e 168 grandes empreendimentos comerciais, a exemplo da nova Ferreira Costa e da Leroy e Merlin. Esses investimentos permitem a geração de emprego, que sejam geradas oportunidades e assim garantir a renda para milhares de famílias na nossa cidade”, finalizou.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) também esteve no evento. Em seu discurso, ele destacou a parceria com o governo federal para apontar o potencial de crescimento do setor. “Eventos como esse ajudam a organizar a cadeia produtiva da construção civil. Nós estamos em um momento na Bahia de alta velocidade, principalmente agora com o PAC, com investimentos na área de ferrovia, Porto Sul, estradas, duplicação de BRs, Minha Casa, Minha Vida, por exemplo. O que nos coloca hoje com o crescimento do PIB em 3%, aproximadamente. O maior crescimento do PIB do Brasil”, pontuou.
COMMENTS