Dia Nacional da Vacinação: infectologista alerta para a importância de manter a imunização em dia



Dia Nacional da Vacinação: infectologista alerta para a importância de manter a imunização em dia

Dados da OMS apontam que as vacinas salvam a vida de mais de 3 milhões de pessoas por ano, especialmente das crianças


Foto: Shutterstock

Celebrado no próximo dia 17 de outubro, o Dia Nacional da Vacinação alerta para a importância de imunização como forma de controle de epidemias, erradicação e/ou diminuição de incidência de doenças graves, a exemplo da varíola, pneumonia, meningite, dengue, caxumba, gripe, poliomielite, covid-19, rubéola e sarampo. Não à toa, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que as vacinas disponíveis nas redes públicas e privadas salvam a vida de mais de 3 milhões de pessoas por ano, principalmente de crianças.



Em virtude dos benefícios e da segurança dos imunizantes, os especialistas vêm chamando atenção para a necessidade de manter a carteira de vacinação em dia, diante a hesitação de uma parcela da população brasileira, nos últimos anos, de se vacinar, o que pode reverter o progresso de controle de doenças evitáveis por vacina.



Para exemplificar, o infectologista e consultor técnico do Sabin Diagnóstico e Saúde, Claudilson Bastos, pontua que doenças como a varicela (catapora), controladas com a imunização no passado, voltaram a registrar aumento de casos em alguns estados brasileiros, como na Bahia este ano. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), de janeiro ao início de agosto deste ano, foram notificados 443 casos de varicela, com maior incidência em crianças menores de 1 ano (16,19 casos por 100 mil habitantes).



“Essa doença teve um controle muito importante, mas a negação das vacinas e a dificuldade de acesso aos locais de imunização, durante o período mais grave da pandemia da covid-19, fez com que muitas pessoas deixassem de procurar os postos de saúde para se imunizar. O mesmo aconteceu com relação ao sarampo, que voltou a ter casos registrados em alguns estados. Por isso, orientamos que as pessoas confiem e se imunizem, porque as vacinas têm um benefício muito grande para auxiliar a impedir a transmissão e, obviamente, a hospitalização e a mortalidade”, esclarece.



O Brasil, inclusive, sempre foi referência de vacinação nas Américas, tendo sido o primeiro a criar o Programa Nacional de Imunizações, que completou 50 anos este ano. “O país sempre se destacou na cobertura vacinal e devemos continuar, porque as vacinas mudaram o destino do mundo, sendo algo revolucionário. A poliomielite no Brasil, por exemplo, está sob controle graças aos imunizantes”, reforça ela, completando que “os imunizantes funcionam para estimular o sistema imunológico, criando o que se chama de memória imunológica. Desta forma, teremos as defesas, caso surjam novas infecções causadas por esse vírus ou bactéria”.



Sabin mobiliza sociedade pela vacinação



Para mobilizar a sociedade sobre a importância das vacinas, o Grupo Sabin criou o movimento #VacinaEmDia. Por meio da iniciativa, promove uma conscientização popular sobre a imunização e a relevância de manter atualizado o cartão vacinal em todas as fases da vida. Lançada em todo o país, ainda durante a pandemia, a campanha permanente pretende conscientizar e disseminar informações seguras sobre as vacinas e os motivos para manter em dia o esquema vacinal.



Sobre o Grupo Sabin



Referência em saúde, destaque em gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades onde está presente, o Grupo Sabin nasceu na capital federal, fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje, conta com cerca de 7000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas.



Presente em 15 estados, além do Distrito Federal, a empresa oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente e atende a mais de 7 milhões de clientes por ano, em 350 unidades distribuídas de norte a sul do país.

O ecossistema de saúde do Grupo Sabin integra um portfólio de negócios que contempla análises clínicas, diagnósticos por imagem, anatomia patológica, genômica, imunização e check-up executivo. Além disso, contempla também serviços de atenção primária, contribuindo para a gestão de saúde de grupos populacionais por meio de programas e linhas de cuidados coordenados, com a Amparo Saúde, e a plataforma integradora de serviços de saúde - Rita Saúde - solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.

Para conhecer mais sobre o Grupo Sabin, acesse o site da companhia.

Fonte: SECOM/Salvador




COMMENTS

Nome

',2,@alba,4105,@alba Destaque,9,@deputadonelsonleal,1,*-,4,a,4,A3,4,A31,2,abril,21,ACM NETO,4,ADEB,2,ALBA,774,Aliança Pelo Brasil,2,Assembleia de Carinho,1,Bahia,5248,bahia Salv,1,bahia Salvado,1,bahia Salvador,1767,Bahiaa,1,BOLSONARO,1,Brasil,5304,Brasil Otto Alencar,1,Brasília,3,Brasilm,2,Bruno Réis,3,Camaçari,1,Carnaval,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,Coronavirus,1,Covid19,1,D'jane Silva,6,Débora Santana,5,Denúncia,27,des,5,Destaque,3912,dez,5,Dinha,1,Diógenes Tolentino,1,Ebahia News,32,Economia,624,Eduardo Alencar,1,Educacao,17,Educação,6,Elei@alba,3,Eleições,9,eleições 2020,2,Eleições 2022,377,eleições Abílio Santana,1,Elizeu Rosa,21,Entretenimento,60,Esporte,22,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Fonte: bahia.ba,1,Fonte: SECOM/Salvador,1,Futebol,47,Governador,2,Governador Mangabeira,10,IFTTT,365,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Itanagra,1,Itaparica,1,IVB,1,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Lavagem de Itapuã,2,lba,1,Lula,1,Mulheres Resilientes,1,Mundo,183,Noticias,1150,Notícias ao Minuto Brasil - Brasil,333,Otto,1,Otto Alencar,4,Policia,24,Polícia,1,Politica,1304,Política,5,Porto Seguro,15,Prefeita Dâna Maria,1,Presidente Tancredo Neves,6,PSD,2,Publicidade,3,Redação Destaque,1,Rui Costa,1,Salvad,1,Salvado,8,Salvador,3536,Saude,58,Saúde,17,Segurança Pública,3,Sensual,1,Simoes Filho,4,Simões Filho,4,Teixeira de Freitas,22,Topo,2,Vera Cruz,2,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Dia Nacional da Vacinação: infectologista alerta para a importância de manter a imunização em dia
Dia Nacional da Vacinação: infectologista alerta para a importância de manter a imunização em dia
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhazRZUOPaDcglnt4MnyZpmvILJ8o5jzxc_PfwQnz3hRCG6HX9wuKpuN7AnvnlDcAcxNEPJqpXf7kJiFg-AC21PUbIQQA4-3Y088AZ8kAQcsu-oDfzBJKc69a1V7cRbKYdHm7DEMYWFCW2fwshTpveezvqzXns1AhrTc4Chy1AbvHQ5HFR0VpZHksYug7o/w640-h426/unnamed.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhazRZUOPaDcglnt4MnyZpmvILJ8o5jzxc_PfwQnz3hRCG6HX9wuKpuN7AnvnlDcAcxNEPJqpXf7kJiFg-AC21PUbIQQA4-3Y088AZ8kAQcsu-oDfzBJKc69a1V7cRbKYdHm7DEMYWFCW2fwshTpveezvqzXns1AhrTc4Chy1AbvHQ5HFR0VpZHksYug7o/s72-w640-c-h426/unnamed.jpg
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2023/10/dia-nacional-da-vacinacao.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2023/10/dia-nacional-da-vacinacao.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content