Ministro da Educação pode ser convocado na Câmara devido a distâncias de locais do Enem

Um requerimento para convocação do ministro, protocolado nesta sexta-feira (27), deve ser discutido na Comissão de Educação da Câmara

Foto: UnB Agência

Os problemas relatados por inscritos no Enem com relação a locais de provas terão que ser explicados pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT), que pode ser chamado à Câmara para justificar os equívocos. Estudantes têm se queixado de que foram colocados para fazer a prova a grandes distâncias de casa. s endereços de aplicação foram divulgados para os inscritos na terça (24). As provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro.

Um requerimento para convocação do ministro, protocolado nesta sexta-feira (27), deve ser discutido na Comissão de Educação da Câmara na próxima terça-feira (31). A autoria é do deputado Sargento Gonçalves (PL-RN), membro da comissão. Esse é o primeiro Enem realizado pela gestão Lula (PT).

Estudantes relatam distância de mais de 40 km entre a residência e o local de prova. Há relatos de inscritos que avaliam desistir de fazer o exame, que é a principal porta de entrada para o ensino superior público. O Enem é organizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão ligado ao MEC (Ministério da Educação).

Em nota, o Inep informou que está tomando as medidas necessárias “para garantir que os participantes inscritos façam as provas sem intercorrências”. O órgão não explicou se vai alterar locais de prova.

Pelas regras, os candidatos devem ser alocados em locais que estejam, no máximo, a 30 km de casa —há possibilidade de que haja alocação em cidade vizinha caso a prova não seja aplicada na cidade do inscrito.

Parlamentares já fizeram chegar ao governo essas incoerências com os locais de prova. O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) anunciou que notificou o MEC e o Inep sobre essas distâncias.

Como mostrou a coluna Painel, a Bancada da Educação no Congresso Nacional vai solicitar ao MEC informações sobre a organização e logística das provas. Pede, ainda, que o Inep indique quantos alunos estão em situação semelhante e a realocação dos locais de provas.

O Inep afirmou na mesma nota que fiscaliza o trabalho do Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), instituição vencedora da licitação para a aplicação deste ano e “atua para que a aplicadora adote todas as providências que garantam os direitos dos inscritos”.

Segundo o Inep, os critérios para locais de prova seguem os mesmos critérios dos anos recentes. A ida do ministro à Câmara depende da aprovação deste requerimento. Não é do interesse do MEC e do governo de que Camilo Santana compareça, mas parlamentares da base ouvidos pela Folha consideram que o requerimento pode prosperar.

O Enem é realizado em dois domingos. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h nos dois dias. As provas começam às 13h30, e terminam, no primeiro, dia, às 19h, e no segundo, às 18h30.

O horário de referência é o de Brasília. O exame terá quatro provas objetivas —cada uma com 45 questões— e uma redação. Para levar o caderno para casa, é preciso sair nos últimos 30 minutos de prova.



COMMENTS

Nome

',2,@alba,4113,@alba Destaque,9,@deputadonelsonleal,1,*-,4,a,4,A3,4,A31,2,abril,21,ACM NETO,4,ADEB,2,ALBA,774,Aliança Pelo Brasil,2,Assembleia de Carinho,1,Bahia,5256,bahia Salv,1,bahia Salvado,1,bahia Salvador,1775,Bahiaa,1,BOLSONARO,1,Brasil,5312,Brasil Otto Alencar,1,Brasília,3,Brasilm,2,Bruno Réis,3,Camaçari,1,Carnaval,1,Cláudia Wild,3,Colunista,3,Colunista Jovem,3,Condeúba,5,Coronavirus,1,Covid19,1,D'jane Silva,6,Débora Santana,5,Denúncia,27,des,5,Destaque,3912,dez,5,Dinha,1,Diógenes Tolentino,1,Ebahia News,32,Economia,624,Eduardo Alencar,1,Educacao,17,Educação,6,Elei@alba,3,Eleições,9,eleições 2020,2,Eleições 2022,377,eleições Abílio Santana,1,Elizeu Rosa,21,Entretenimento,60,Esporte,22,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Fonte: bahia.ba,1,Fonte: SECOM/Salvador,1,Futebol,47,Governador,2,Governador Mangabeira,10,IFTTT,365,Ilhéus,21,intretenimento,5,Itabuna,23,Itanagra,1,Itaparica,1,IVB,1,Jequié,76,Lauro de Freitas,4,Lavagem de Itapuã,2,lba,1,Lula,1,Mulheres Resilientes,1,Mundo,183,Noticias,1150,Notícias ao Minuto Brasil - Brasil,333,Otto,1,Otto Alencar,4,Policia,24,Polícia,1,Politica,1304,Política,5,Porto Seguro,15,Prefeita Dâna Maria,1,Presidente Tancredo Neves,6,PSD,2,Publicidade,3,Redação Destaque,1,Rui Costa,1,Salvad,1,Salvado,8,Salvador,3536,Saude,58,Saúde,17,Segurança Pública,3,Sensual,1,Simoes Filho,4,Simões Filho,4,Teixeira de Freitas,22,Topo,2,Vera Cruz,2,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora News: Ministro da Educação pode ser convocado na Câmara devido a distâncias de locais do Enem
Ministro da Educação pode ser convocado na Câmara devido a distâncias de locais do Enem
https://d1x4bjge7r9nas.cloudfront.net/wp-content/uploads/2022/06/12085623/universidade-Enem-cotas-Sisu.png
Âncora News
http://www.ancoranews.net/2023/10/ministro-da-educacao-pode-ser-convocado.html
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/
http://www.ancoranews.net/2023/10/ministro-da-educacao-pode-ser-convocado.html
true
563360971225838415
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content